PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Castro Laboreiro está na final do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias

31 Julho, 2017 - 00:19

385

0

Decisão foi conhecida este domingo durante a gala televisiva transmitida a partir da Branda da Aveleira, em Melgaço.

Castro Laboreiro está na final do Concurso 7 Maravilhas Portugal – Aldeias. A decisão foi conhecida este domingo durante a gala televisiva transmitida a partir da Branda da Aveleira, em Melgaço.
Situada na Serra da Peneda, esta antiga freguesia, com 89,29 km² de área e 540 habitantes (Censos 2011), localiza-se na vertente nordeste da Serra da Peneda e na vertente oeste da Serra de Laboreiro. A sua densidade populacional era 6 hab/km². A freguesia foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na União de Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro.
Foi vila e sede de concelho entre 1134 e 1855. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 1284 habitantes e, em 1849, 1512 habitantes. Foi novamente elevada a vila em 12 de Junho de 2009.
Do património destacam-se os fornos comunitários, que eram usados pelos habitantes locais para cozer o pão de centeio e trigo, as “broas” ou “boroas”. Três estão referenciados pelo IGESPAR, e pelo menos um ainda é utilizado, o forno da Ameijoeira.
Castro Laboreiro possui também um dos mais homogéneos e interessantes núcleos de pontes históricas, cuja relevância é reforçada pelo facto de quase todas elas provarem como a Idade Média reutilizou as antigas estruturas da época romana, fazendo com que algumas apresentem um aspecto misto, fruto de duas fases distintas de utilização.
No planalto de Castro Laboreiro, que se estende para leste até à fronteira com Espanha, está referênciado um conjunto de cerca de 62 monumentos funerários, constituídos na sua maioria por mamoa de terra, couraça lítica e câmara megalítica. A necrópole estende-se para o território galego onde estão referenciados cerca de 30 monumentos próximos da fronteira. Cerca de um quarto destes monumentos da freguesia são monumentos isolados, muitas vezes dominantes na paisagem. Os restantes monumentos organizam-se em grupos junto às principais portelas naturais e às nascentes do rio Castro Laboreiro e das corgas afluentes.
As 7 aldeias eleitas são conhecidas a 3 de setembro, no Piódão, na Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.

Últimas