PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Castro Laboreiro continua ‘branquíssima’ – Neve já dura há mais de 48 horas

6 Dezembro, 2020 - 12:06

320

0

PUB Já lá vão mais de 48 horas e a neve continua rainha e senhora. A alegria entre os locais é muita, mas os visitantes são poucos… ou nenhuns devido […]

PUB

Já lá vão mais de 48 horas e a neve continua rainha e senhora. A alegria entre os locais é muita, mas os visitantes são poucos… ou nenhuns devido às restrições. Até à próxima quarta-feira, recorde-se, é proibida a circulação entre concelhos. Uma medida imposta pelo Governo para evitar a propagação do novo coronavírus (COVID-19).

Começou a cair de forma intensa durante a madrugada de sexta-feira. E desde então, a neve parece não querer deixar os pontos mais altos de Melgaço. As saudades, claramente, já eram muitas… afinal de contas, já não nevava há mais de um ano nestas zonas. A última vez tinha sido em novembro do ano passado. 

Recorde-se que este nevão está associado à passagem da depressão Dora por Portugal. O fenómeno trouxe significativa descida de temperatura, o que provocou chuva em todo o país e neve acima dos 600 metros.

Imagens encantadoras mas que podem esconder perigos. A Proteção Civil já lançou um apelo aos condutores para “adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias”.

Devem também “evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve e quando isso não for possível, adotar as seguintes medidas: verificação do estado dos pneus e respetivas pressões; transporte e colocação das correntes de neve nas viaturas; assegurar o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetadas”.

Nas vias afetadas pela acumulação de neve, “são desaconselhadas viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais”.

 

[Fotografia: Adílio Pereira]

 

PUB

Últimas