PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Casa da Cultura acolhe exposição sobre técnicas de pesca da lampreia

26 Março, 2019 - 09:38

191

0

A Casa da Cultura de Melgaço está a acolher, desde esta segunda-feira, uma mostra intitulada O Rio Minho é Vida. A exposição é composta por 45 fotografias e 17 esculturas […]

A Casa da Cultura de Melgaço está a acolher, desde esta segunda-feira, uma mostra intitulada O Rio Minho é Vida. A exposição é composta por 45 fotografias e 17 esculturas de pesqueiras e lampreias do Rio Minho. As imagens são do espólio da Câmara Municipal. Já as esculturas são assinadas pelo artesão Vicente López Martinez, de Arbo.

O objetivo da iniciativa, refere a autarquia, é “dar a conhecer as emblemáticas construções, património cultural e paisagístico do Rio Minho, bem como as técnicas de pesca da lampreia. Uma pesqueira e uma batela em tamanho real integram também esta exposição”.

A origem da construção das pesqueiras do Rio Minho perde-se na História: as primeiras referências documentadas são do séc. XI. Já eram utilizadas pelos romanos para a pesca daquela que é considerada uma das maiores iguarias do Rio Minho: a lampreia. Testemunham saberes ancestrais na escolha dos melhores sítios para a sua implementação, na sua orientação em relação às correntes do rio, no processo de trabalhar a pedra e erguer os muros, na escolha das redes mais adequadas e, ainda, no sistema de partilha comunitária do seu uso. Esta mostra vai estar patente ao público até ao próximo dia 13 de abril.

 

[Fotografia: Município de Melgaço]

 

PUB

 

 

Últimas