PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Melgaço

Melgaço: Carro de reportagem da RTP ficou atolado na neve… foi há 53 anos – Veja o VÍDEO

16 Janeiro, 2022 - 16:50

988

0

Repórteres foram apanhados desprevenidos pela intensidade do nevão.

Foi há mais de meio século. Mas em janeiro de 1969, já Melgaço e os nevões que se faziam sentir em Castro Laboreiro e Lamas de Mouro tinham fama em todo o país. A RTP, ainda com 10 anos de existência, enviou corajosos repórteres para estas localidades então cobertas de branco.

 

Eram tempos em que a neve até parecia cair com mais força. Mudanças climatéricas era assunto que ainda não fazia parte das conversas. Na década de 60 do século passado, a vila de Castro Laboreiro apresentava uma população quase a tocar dois mil habitantes. Hoje não chegará ao meio milhar.

 

Encantados com a paisagem, os repórteres da RTP foram mesmo apanhados desprevenidos pelos azares que a neve arrasta aos condutores. Numa altura em que ainda não havia limpa-neves para desimpedir os acessos, aconteceu o inevitável: o carro da equipa ficou atolado no grosso manto branco.

 

Nas imagens disponibilizadas por Valter Alves, professor e investigador da história do concelho, no seu blog Melgaço, entre o Minho e a Serraé possível [mesmo sem som] ver o esforço que a equipa televisiva fez para livrar-se daquela situação.

 

A polícia, que fazia deslocar-se num destemido Volskswagen Carocha, acabou por dar uma ajuda aos desafortunados repórteres. Foram felizes e conseguiram concluir o trabalho captando as sempre belas imagens daquela zona coberta de neve.

 

 

Veja a reportagem da RTP nas zonas mais altas de Melgaço em 1969 [sem som]

 

Últimas