PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço/C. Laboreiro: Mais de 800 pessoas esperadas na Queima do Ano Velho

30 Dezembro, 2018 - 09:02

183

0

A organização da Queima do Ano Velho, evento que terá lugar este domingo na localidade de Castro Laboreiro, em Melgaço, espera este ano ultrapassar o recorde de mais de 800 […]

A organização da Queima do Ano Velho, evento que terá lugar este domingo na localidade de Castro Laboreiro, em Melgaço, espera este ano ultrapassar o recorde de mais de 800 participantes registado no ano passado. A partir das 23h00, o povo sai à rua e despede-se de 2018 em ambiente de grande folia com as tradicionais gaitas de foles. Segundo a organização, este evento “relembra tempos idos”, onde “na esperança de um ano melhor queima-se a figura do pai velho”.

Esta tradição foi recuperada em 2016. Nesse ano o evento arrancou com a participação de 200 pessoas. Desde então, o êxito tem disparado. Inovação e originalidade têm sido a receita para o sucesso. Este ano, promete a equipa, estão previstos vários números de teatro de rua.

O ponto alto do evento culmina com a Queima do Boneco do Ano Velho, num misto de simbolismo e animação, onde será encenada a despedida de 2018. “Deixaremos em 2018 tudo de mau, fazendo votos para que, 2019 nos traga toda a sorte, saúde e fortuna que tanto desejamos. De seguida, a nossa Bruxa ‘Meiga Mariluche’ provocará arrepios de encanto e terror nos participantes, com o seu afamado esconjuro e Queimada Galega que será dada a provar aos participantes para que, assim, queimem todo o mal e se purifiquem completamente. Só assim 2019 poderá entrar em grande nas nossas vidas”, revela a organização. Um dos objetivos da iniciativa é “recuperar tradições e rituais de tempos remotos, incentivando à participação, quer de turistas quer de gentes da terra”.

Com cerca de 500 habitantes, Castro Laboreiro é uma das maiores freguesias do Alto Minho, em termos de território, mas também das mais envelhecidas e isoladas da região, com o núcleo central da aldeia a mais de 800 metros de altitude.

 

PUB

Últimas