PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Branda da Aveleira celebra Dia do Brandeiro no próximo fim-de-semana

2 Agosto, 2018 - 08:06

223

0

A aldeia da Branda da Aveleira, em Melgaço, recebe no próximo fim-de-semana (sábado e domingo) o Dia do Brandeiro. Trata-se de um evento celebrado há já cerca de 22 anos pelos […]

A aldeia da Branda da Aveleira, em Melgaço, recebe no próximo fim-de-semana (sábado e domingo) o Dia do Brandeiro. Trata-se de um evento celebrado há já cerca de 22 anos pelos seus habitantes, atraindo ao local os mais curiosos.

Durante os dois dias, os visitantes e melgacenses terão a oportunidade de observar e conhecer a cultura brandeira. Os gaiteiros do Rio Mouro fazem a abertura do evento no sábado de manhã e interpretarão música de raiz celta. Do programa há a destacar a palestra cultural Onde o Passado Encontra o Futuro, por Rodrigues Lima. Após a habitual missa, acontece o tão esperado cortejo etnográfico sob o tema: A Transumância – uma tradição secular que chegou a mobilizar uma centena de brandeiros em meados do século XX.

A Branda da Aveleira é uma das muitas brandas que se encontram espalhadas pelas zonas mais altas do Alto Minho. É composta por cerca de 80 casas, denominadas cardenhas, todas muito rústicas, de sobrado e corte térreos, que formam um conjunto ímpar não só pela sua tipicidade, como também por serem de fácil acesso. As cardenhas, eram os abrigos dos brandeiros, pastores que cumpriam a chamada transumância. Nestes aglomerados de rudes construções de granito, erguidas no alto da montanha, os pastores passavam os dias entre maio e setembro, acompanhando o gado que, no alto da serra, encontrava, e encontra, pasto fresco, no clima brando, onde o ar é mais puro e onde as águas são cristalinas e leves. Estas construções eram autênticas aldeias de verão, também chamadas por isso, e por alguns, Verandas.

O programa do Dia do Brandeiro, comemorado, todos os anos, no primeiro sábado de agosto, inclui ainda o concurso Apanha do porco, a Caminhada do conhecimento, uma corrida de cavalos e animação musical e concertinas. Não faltará a boa gastronomia local.

 

Confira o programa para o próximo fim-de-semana:

 

Sábado

9h00 – Abertura da Festa com atuação do grupo de gaiteiros “Rio Mouro”

10h00 – Palestra Cultural – Onde o Passado Encontra o Futuro | Dr. Rodrigues Lima

11h00 – Missa

12h30 – Cortejo Etnográfico “A transumância”

15h30 – Animação Musical com concertinas

16h30 – Concurso “Apanha do Porco”

18h00 – Animação Musical com “Laurence”

 

Domingo

9h00 – Caminhada do conhecimento

10h00 – Animação musical com “Jovens Minhotos”

15h00 – Corrida de Cavalos

Animação Musical com “Jovens Minhotos”

ATIVIDADES PERMANENTES (sábado e domingo)

Feira das tradições do Brandeiro e produtos locais (10h00 às 20h00)

Broa e Cabrito no Forno de Lenha

 

PUB

Últimas