PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Branda da Aveleira acolhe «Dia do Brandeiro» no próximo fim-de-semana

3 Agosto, 2017 - 09:29

227

0

Evento reúne toda a população para celebrar a cultura da transumância, e claro, em volta da deliciosa gastronomia e alvarinho da região.

A Branda da Aveleira, aldeia melgacense pertencente à freguesia de Gave, recebe este fim de semana, 5 e 6 de agosto, o Dia do Brandeiro, um evento que reúne toda a população para celebrar a cultura da transumância, e claro, em volta da deliciosa gastronomia e alvarinho da região.
Os gaiteiros do ‘Rio Mouro’ fazem a abertura do evento no sábado de manhã, antes da habitual missa, e interpretarão música de raiz celta. Do programa há a destacar o cortejo etnográfico sob o tema ‘A Transumância’. “Esta marca da transumância, muito característica do município, ligeiramente no município de Arcos de Valdevez, mas fundamentalmente no município de Melgaço”, conta Manoel Batista, autarca de Melgaço. A festa continua com um convívio com Porco Espeto e com uma palestra cultural, onde será possível A celebração do Dia do Brandeiro criará espaços para se ouvir o relato do quotidiano da pastorícia, e animação musical. O dia seguinte é dedicado para os amantes de boa gastronomia. Haverá tasquinhas onde se podem saborear os bons petiscos locais. A garraiada, pelas 16h00, fecha o programa.
Durante os dois dias, entre as 10h00 e as 20h00, os visitantes terão ainda a oportunidade de observar a cultura brandeira através da Feira das tradições do Brandeiro e dos produtos locais. A iniciativa está inserida no Melgaço em Festa que decorre até 13 de agosto.
A diversidade paisagística da aldeia e a gastronomia local (onde se destaca a broa de milho, o cabrito à moda da Serra e os produtos de fumeiro) fazem desta aldeia do Município mais a Norte de Portugal uma ótima escolha! Situada na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Branda da Aveleira representa a tipicidade da região e o modo de vida de uma época. A aldeia tem uma paisagem e um conjunto arquitetónico de enorme beleza, sendo o testemunho de uma tradição agrícola e cultural de grande valor antropológico, que a torna muito especial e singular. Foi uma das pré-finalistas das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, na categoria de Aldeias Remotas.

Últimas