PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Batista fecha ano de “promessas cumpridas” e quer continuar “concelho de futuro”

27 Outubro, 2018 - 17:57

212

0

O presidente da Câmara de Melgaço voltou este sábado a assegurar que os CTT de Melgaço vão continuar a funcionar e “continuará garantida, a partir do edifício dos Correios, a […]

O presidente da Câmara de Melgaço voltou este sábado a assegurar que os CTT de Melgaço vão continuar a funcionar e “continuará garantida, a partir do edifício dos Correios, a distribuição da correspondência pelos nossos carteiros. Isto para que não fiquem dúvidas sobre se alguma coisa dramática em relação a isso irá acontecer”. Foi desta forma, em tom taxativo, que Manoel Batista esclareceu várias dezenas de pessoas que marcaram presença no Salão Nobre da Câmara Municipal para uma sessão onde o autarca socialista fez o balanço do primeiro ano do segundo mandato. Este tema era praticamente incontornável e o edil melgacense, à semelhança das declarações dadas à Rádio Vale do Minho, voltou a apontar baterias ao Governo liderado por Passos Coelho (PSD/CDS-PP). “No seguimento do golpe dado pelo anterior Governo de privatização dos Correios, surge agora uma onda de encerramento de lojas que varre todo o país”, referiu. “Soubemos, de forma proativa, encontrar a solução que vários municípios não conseguiram encontrar e que permitirá manter a loja aberta, aumentar e melhorar os serviços, reaproveitar e dinamizar o edifício e criar economia no centro da vila”, sublinhou o autarca que saudou de imediato a UKUBO, empresa que terá salvo os CTT Melgaço do encerramento.

 

Mais de um milhão em regeneração urbana

 

Sobre o primeiro ano do segundo mandato, o presidente da Câmara de Melgaço fez um balanço extremamente positivo a todos os níveis. Iniciou pelo investimento no Ciclo Urbano da Água, num total de três milhões de euros. “Os 14 projetos estão praticamente todos concluídos. Irá apenas transitar para o próximo ano o investimento no saneamento da freguesia de Paços mas teremos ainda este ano a oportunidade de inaugurar a ETAR de Penso. Uma ETAR de última geração, que trará condições para as populações e para o desenvolvimento industrial do nosso Município”, realçou Manoel Batista.

A regeneração urbana tem também sido uma das principais preocupações da maioria socialista. “Mais de um milhão de euros de investimento. Permitiu-nos a requalificação integral do Largo do Mercado e do Bar da Alameda”, recordou. “Mas está também a permitir-nos também neste momento a requalificação integral da Rua Quinta dos Frades e o arranque, a breve trecho, da Rua da Fonte da Vila, Rua de Santiago e da Rua da Escola”.

 

Um “salto qualitativo” na programação cultural

 

Manoel Batista abordou de seguida o que já foi feito na área ambiental. “Temos procurado manter o Município absolutamente alinhado naquilo que são as condições ambientais de excelência para um Município que quer ser um destino de natureza”. Quase que praticamente associado, surgiu o investimento feito na área do desporto. Em “articulação estreita” com a empresa Melsport, com a Escola Superior de Desporto e Lazer “tivemos a oportunidade de trazer a Melgaço grandes eventos”. Entre eles, recorde-se, o Monção & Melgaço Granfondo – A Origem do Alvarinho.  Mas houve também atenção dada à programação cultural, e o edil melgacense fala de “um salto qualitativo ao longo deste ano”. De acordo com Manoel Batista, os eventos que já existiam foram “alavancados” e outros foram criados.

Na área da Educação, e logo à cabeça, o autarca lembrou a recente cerimónia de inauguração da requalificação integral da Escola EB 2,3 com um investimento de 1,3 milhões de euros. Ato contínuo, Manoel Batista congratulou-se com “o crescimento mostrado pela EPRAMI que muitos diziam condenada a ser encerrada”. “Este ano reforçou-se com o arranque de um novo curso”, enalteceu saudando também de seguida o músculo da Escola Superior de Desporto e Lazer “que este ano mostrou um acréscimo de cerca de 90 alunos a frequentar o primeiro ano”.

 

“Fomos o primeiro Município a dar um murro na mesa”

 

A promoção do território tem sido também um pilar fundamental para a equipa liderada por Batista. “Fomos capazes de definir uma estratégia, de definir uma marca e agora afirmar essa marca: Discover Melgaço“, frisou. Já sobre a Festa do Alvarinho, o presidente da Câmara recorda a edição deste ano como aquela em que o certame “se renovou integralmente”. E, logo depois, na capital portuguesa, o Alvarinho Wine Fest. “Em 2017 fomos nós que o sustentámos sozinhos para que não caísse. E este ano, felizmente, voltou a ter como parceiro o Município de Monção”, lembrou. Para breve, no final de Novembro, está já marcada mais uma edição da Festa do Espumante “que se afirma de ano para ano como evento de grande referência”.

No desenvolvimento económico, o primeiro ano de mandato fica marcado pelo “arranque do projeto de preparação da construção da nova zona industrial. Trabalhámos arduamente para construir esse projeto e podermos, de seguida, pô-lo de pé”. Houve também, paralelamente a tudo o referido, “a ousadia de tomar as decisões certas para a defesa dos interesses dos melgacenses, defendendo a presença no território de serviços de qualidade”. Foi então que Batista recordou a opção tomada relativamente aos Serviços de Gestão de Água e Saneamento. “No passado mês de abril, decidimos por unanimidade em reunião de Câmara, que a gestão das redes de água e saneamento ficariam na Câmara Municipal. Resistimos a todas as pressões e formos o primeiro Município a dar um murro na mesa e a dizer não à criação de uma empresa com a parceria das Águas de Portugal”.

 

“Construímos e cumprimos com o que tínhamos prometido”

 

Já na reta final, o presidente da Câmara admitiu que as Termas do Peso “são um projeto difícil na sua exploração”. “Era desejável que o balneário estivesse aberto todo o ano? Era. É possível neste momento o balneário aberto todo o ano? Não”, esclareceu Batista. “Nada que não seja comum à maioria dos balneários do país. Estamos empenhados em que, de forma paulatina, a exploração vá crescendo de ano para ano”, garantiu.

Em síntese, o presidente da Câmara olhou para trás e mostrou-se satisfeito. “Construímos e cumprimos com o que tínhamos prometido”. No entanto, para 2019, Manoel Batista quer mais investimento. Lançou o repto aos privados que têm investido em Melgaço. “Temos excelentes oportunidades de negócio no nosso território e sabemos que é possível crescer em vários setores tais como o vinho, turismo, indústria e até no setor da habitação” onde, apontou o autarca, existe já o registo da chegada de mais de 150 emigrantes vindos do Brasil durante 2018. “Um grande abraço para essa comunidade que chega a Melgaço e que todos nós saibamos acolhê-los para que sejam parte da nossa comunidade”, apelou.

“O fim de um ano é o fim de um pequeno ciclo. Mas o fim de um ciclo é sempre o início de um novo ciclo. Quero dizer-vos que estamos confiantes no futuro. Vamos em frente, para construir um Melgaço de futuro!”, concluiu Manoel Batista.

 

Presidente da Câmara voltou a garantir que os CTT de Melgaço vão continuar a funcionar

 

PUB

 

Últimas