PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Bar acolhe noite solidária a favor do Centro de Apoio ao Doente Oncológico

11 Julho, 2018 - 22:09

258

0

O Rio’s Bar, em Melgaço, vai ser palco no próximo dia 28 de julho de uma noite solidária. O objetivo é ajudar o Centro de Apoio ao Doente Oncológico (CADO) […]

O Rio’s Bar, em Melgaço, vai ser palco no próximo dia 28 de julho de uma noite solidária. O objetivo é ajudar o Centro de Apoio ao Doente Oncológico (CADO) de Melgaço. O CADO é uma associação que surgiu com o objetivo principal de dar apoio aos doentes oncológicos, aos seus cuidadores e familiares e foi constituída em Abril de 2016, por um grupo de jovens, na sua maioria profissionais de saúde e da área social.

Desta forma, com vista a dar a conhecer o seu trabalho, o Rio’s Bar disponibilizou, de forma gratuita o seu espaço, para que o CADO possa realizar um evento diferente. “Nesta noite muitas surpresas estão reservadas. Durante os próximos dias serão dados a conhecer todos os pormenores, mas contem com muita animação, acompanhados de uma boa bebida”, garante a organização. “Esta noite servirá também como uma ação de sensibilização para as pessoas, para mostrar que a doença oncológica não acontece só aos outros e que devemos estar de prevenção e ter em atenção os alertas que o nosso corpo vai dando. A prevenção é a arma mais poderosa na luta contra o cancro”.  A associação pretende tornar-se numa referência na região do Alto Minho no apoio, promoção e proteção da saúde, da educação e do apoio social ao doente oncológico, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida.

Ao longo destes meses de existência o CADO tem ajudado a alertar e informar a população sobre as causas e efeitos da doença, bem como ajudar na prevenção da mesma. Mas o trabalho não termina aqui já que a associação apoia o doente oncológico ao nível das questões socioeconómicas e jurídicas; presta cuidados a nível da reabilitação física e promover atividades de lazer/desportivas; Promove a integração social dos doentes oncológicos na sociedade; proporciona fácil acesso em artigos essenciais para o bem-estar físico e psicológico do doente; entre muitos outros.

O CADO disponibiliza também, de forma gratuita serviços de saúde, contando com dois médicos, um enfermeiro, duas psicólogas clínicas, uma técnica social, duas farmacêuticas e uma médica dentária. Além disso realiza iniciativa que levem toda a comunidade a criar hábitos e rotinas saudáveis, evitando e reduzindo os efeitos colaterais de muitos dos tratamentos que a que o doente oncológico é sujeito e, ajudando a prevenir recidivas.

 

PUB

Últimas