PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Autarquia ofereceu flores aos moradores e comerciantes do Centro Histórico

29 Março, 2017 - 09:34

187

0

Iniciativa pretendeu assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos.

Melgaço assinalou esta terça-feira o Dia Nacional dos Centros Históricos. A autarquia ofereceu um vaso florido aos moradores e comerciantes do Centro Histórico. A iniciativa foi dinamizada porta a porta. O objetivo principal passou por “alertar para a importância destes espaços. Os Centros Históricos são espaços únicos e que devemos preservar porque fazem parte da nossa identidade cultural”, disse à Rádio Vale do Minho Angelina Esteves, responsável na área da Cultura e Património na Câmara de Melgaço. “Esta iniciativa já foi feita durante vários anos. Teve uma quebra em 2010. Este ano foi recuperada porque achamos que é muito importante alertar para preservar”, sublinhou.
A flor oferecida foi uma azálea japónica, e não foi escolhida por acaso. “É uma planta muito resistente que embeleza muito os centros históricos”, explicou.
O Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se anualmente a 28 de março, data do nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono. Foi formalmente criado em 1993, sendo rapidamente adotado pela maioria das autarquias portuguesas com centro histórico com o propósito de promoverem todas as atividades com vista à defesa, salvaguarda, conservação, recuperação, reabilitação, revitalização e animação dos centros históricos dos aglomerados urbanos, através de uma estreita colaboração, embora sem fins lucrativos, dos municípios portugueses, zonas essas carecidas de proteção, como valores culturais que são da maior importância nacional e de indiscutível interesse público e, principalmente, como contributo para o progresso e bem-estar das populações que deles desfrutam e usufruem.

Últimas