PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Autarquia condecorou dezenas de autarcas eleitos desde o 25 de Abril

13 Agosto, 2016 - 15:46

150

0

Rui Solheiro recebeu título de Cidadão de Honra. Filha do antigo autarca recebeu a medalha das mãos do presidente da Câmara.

Dezenas de autarcas e antigos autarcas de Melgaço foram este sábado homenageados durante a Sessão Solene de Entrega de Medalhas de Mérito, realizada na Casa da Cultura do Concelho. Uma cerimónia que pretendeu assinalar os 40 anos do poder local no nosso país, tendo sido por isso sido atribuído o título de cidadão de mérito a todos os presidentes de Junta de Freguesia e de Câmara Municipal eleitos desde o 25 de Abril.
Nesta cerimónia foi ainda atribuído o título honorífico mais elevado do Município – Cidadão de Honra – a Jean Loup Passek, historiador e crítico de cinema, que viu em Melgaço uma família e que hoje dá nome ao maior galardão atribuído durante o Festival “Filmes do Homem”. Foi também distinguido com este título Rui Solheiro, antigo presidente da Câmara que liderou os destinos do concelho entre 1983 e 2013, considerado pela autarquia como um “autarca sério e a sério”. Em declarações à Rádio Vale do Minho, o atual presidente da Câmara, Manoel Batista, salienta que “foi um homem que marcou e marca este Município. Marcou e marca também toda a região. É um homem com uma capacidade de visão extraordinária, com uma capacidade política ímpar, com uma capacidade de execução e de captação para o território de grandes investimentos”. “Será sempre uma grande referência para os melgacenses e para os alto-minhotos”, assegurou Manoel Batista.
Rui Solheiro não pôde, contudo, marcar presença nesta cerimónia. A representar o antigo edil socialista esteve a filha que se mostrou muito orgulhosa. “É uma honra. É o reconhecimento de todo o trabalho feito por ele”, disse Verónica Solheiro à Rádio Vale do Minho que não encara este prémio como uma espécie de ‘troféu carreira’ ou de ‘fim da linha’. Bem pelo contrário. Garante que é “mais um alento para [Rui Solheiro] continuar. A vida ainda é longa!”.
Recorde-se que esta cerimónia esteve integrada no programa do “Melgaço em Festa 2016”. As festividades melgacenses arrancaram no passado dia 5 de agosto e terminam este domingo, onde o ponto alto será o concerto de Luís Represas a ter lugar no Recinto da Feira, pelas 22h30.

Últimas