PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Melgaço

Melgaço: Aqueduto de Pontes entre “os mais bonitos de Portugal”

14 Outubro, 2021 - 09:48

661

0

Aparece colocado ao lado de outras estruturas emblemáticas como o Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa.

O Aqueduto de Pontes, em Melgaço, está entre “os aquedutos mais bonitos de Portugal“. O ranking, elaborado pelo portal Sapo Viagens, foi divulgado esta quinta-feira. Os aquedutos são canais ou galerias, subterrâneas ou à superfície, construídos com a finalidade de levar a água até às populações e tipicamente edificados sobre arcadas ou sob plataformas.

 

Localizado no lugar de Pontes, na freguesia de Castro Laboreiro, terá sido mandado construir na década de 40 do século passado pelo padre Manuel Joaquim Rodrigues, natural do lugar de Pontes, freguesia de Castro Laboreiro na qual foi pároco por poucos anos após ter regressado de estadia longa no Brasil.

 

 

O aqueduto de Pontes localiza-se em Castro Laboreiro
[Fotografia: DR]

 

 

Junto do aqueduto ergue-se um cruzeiro simples em granito, constituído por pedestal quadrangular sobre o qual assentam umas alminhas. Sobre estas ergue-se uma cruz latina, de secção quadrada, talhada num bloco único.

 

Ainda próximo, a norte, erguem-se outras alminhas de labor grosseiro, talhadas num bloco granítico no qual se rasgou um pequeno nicho encimado por um cruz latina em alto-relevo.

 

Deste ranking, composto por 17 aquedutos, fazem parte outros emblemáticos como o Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa; o Aqueduto da Água de Prata, em Évora; o Aqueduto de Óbidos, entre outros.

 

 

[Fotografia capa: DR]

Últimas