PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço Alvarinho Trail regressou em grande – Cerca de 1.300 atletas na retoma da prova

23 Maio, 2021 - 11:40

416

0

PUB Cerca de 1.300 atletas deram corpo este domingo ao regresso do Melgaço Alvarinho Trail (MAT). Depois da edição de 2020 ter sido suspensa devido à pandemia da COVID-19, a […]

PUB

Cerca de 1.300 atletas deram corpo este domingo ao regresso do Melgaço Alvarinho Trail (MAT). Depois da edição de 2020 ter sido suspensa devido à pandemia da COVID-19, a prova voltou em domingo cheio de sol.

“Este número é um regozijo para nós. É também uma grande responsabilidade neste novo paradigma que estamos a viver. Mas é um número que demonstra que as pessoas continuam a acreditar no nosso trabalho e na nossa competência”, disse Igor Moreira, da organização, à Rádio Vale do Minho.

De forma a garantir todas as condições de segurança o evento foi readaptado. Os atletas partiram em tempos diferentes, divididos por grupos.

“É uma festa do trail… mas diferente. Não podemos ainda ter aquela festa mais próximos uns dos outros, com abraços. Mas vamos proporcionar o que nos deixam proporcionar com enorme carinho e enorme gratidão”, prosseguiu.

Toda a organização do evento foi articulada com a Direção Geral da Saúde. Os percursos deste ano foram um Ultra Trail de 48Km (inserido no Circuito Nacional de Ultra Trail Séries 150, da ATRP), um Trail Longo de 27Km (inserido no Circuito Nacional de Trail Longo Séries 100, da ATRP) e um Trail Curto de 19Km e ainda uma caminhada de 15Km, para percorrer Melgaço de uma forma mais descontraída e desfrutar das paisagens.

 

 

Edição deste ano do Melgaço Alvarinho Trail alcançou cerca de 1.300 participantes
[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

 

 

Prova cada vez mais projetada

 

 

A primeira edição do Melgaço Alvarinho Trail (MAT) começou com cerca de 250 atletas e na última edição (2019) contou com cerca de 1.700. Nesta edição, o número previsivelmente desceu (mas não tanto). E Igor Moreira mostra-se satisfeito.

“Há uma enorme fatia de atletas galegos. Graças a Deus estamos numa fase mais descendente da COVID-19 e em que as restrições começam a aliviar um pouco”, revelou o dirigente com esperança de que, na edição do próximo ano, a prova regresse aos números de 2019.

“Trabalhamos sempre com o mesmo afinco, com a mesma paixão. E o único sentimento é de enorme gratidão por toda a gente que nos ajuda”, concluiu.

Em 2019, o trail contou com a participação de atletas oriundos de Portugal, de Espanha e também de outros países. Elogiaram o evento e os percursos.

José Adriano Lima, Vereador do Desporto considera que Melgaço é “uma referência para a prática de desportos de aventura e de desporto, quer de cariz competitivo e/ou de lazer”.

“Esta é uma prova que potencia e valoriza Melgaço. É um impulsionador de novas transações comerciais. Quem vem quer conhecer a região, a  gastronomia, a cultura, a história, os costumes, e isso acaba por ter impacto no tecido económico local. E mais tarde acabam por vir visitar o concelho numa estadia mais prolongada. Vamos continuar a apostar no desporto”.

A iniciativa foi organizada pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer, EM e conta com o apoio do Município de Melgaço e de diversas entidades. Pelo terceiro ano consecutivo, as Quintas de Melgaço são o patrocinador oficial do evento, associando-se ao nome do mesmo.

 

[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

 

PUB

 

Últimas