PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: E se alguém lhe oferecesse uma “tânjara”? – O que fazia?

8 Junho, 2019 - 14:02

252

0

PUB O documento tinha mais de 200 anos quando foi descoberto pelo investigador José Leite de Vasconcelos na Biblioteca de Évora, em princípios do século passado. Um manuscrito intitulado Palavras e Phrases […]

PUB

O documento tinha mais de 200 anos quando foi descoberto pelo investigador José Leite de Vasconcelos na Biblioteca de Évora, em princípios do século passado. Um manuscrito intitulado Palavras e Phrases de Melgaço chamou a atenção daquele etnógrafo que nunca conseguiu determinar o autor do documento.

Segundo nos conta Valter Alves, professor e entusiasta do concelho no seu blog Melgaço: Entre o Minho e a Serra, este precioso manuscrito – que caminha agora para os três séculos – foi transcrito e publicado por José Leite de Vasconcelos, em 1905, no volume VIIII da Revista Lusitana.

O mais curioso é que, ao ler cada uma das sete páginas, constata-se que algumas das expressões que seriam usadas em Melgaço em pleno século XVIII ainda atualmente se usam. Entre elas manozear; eido; bouça… entre outras.

 

Veja as palavras e expressões que faziam parte do quotidiano dos melgacenses em pleno século XVIII:

 

 

[Imagem: Direitos Reservados]

 

PUB

 

 

 

 

 

 

Últimas