PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço alerta para perigo de consumir água de fontanários

15 Fevereiro, 2023 - 17:07

1848

0

Muitos apresentam água imprópria para consumo humano.

O Município de Melgaço emitiu esta quarta-feira um alerta à população sobre o perigo de consumir água de fontanários do concelho que não são abastecidos pelo sistema público de abastecimento de água.

 

“O Município de Melgaço, enquanto entidade gestora do serviço público de abastecimento de água, à margem do plano de controlo de qualidade da água que tem implementado para análise da água que fornece aos seus consumidores, realizou análises à qualidade de água em diversos fontanários que não são abastecidos pelo sistema público de abastecimento de água. Para o efeito foram analisados diversos parâmetros microbiológicos, químicos e indicadores, para que fosse assim possível ter perceção exata das condições da qualidade desta água”, refere a autarquia.

 

“Da análise aos resultados obtidos foi possível constatar a existência de diversos incumprimentos que, ao abrigo da legislação em vigor, resulta em água imprópria para consumo humano, em todos os pontos de recolha”, prossegue a nota divulgada.

 

“Esta conclusão demonstra o papel fundamental que o Município de Melgaço tem na gestão do abastecimento público de água, pela sua capacidade na realização de um acompanhamento constante da qualidade de água, através de ações de verificação regulares das infraestruturas que compõe o sistema, uma correta desinfeção da água e realização de campanhas periódicas e planificadas de análises da água, trabalho este que é monitorizado e fiscalizado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Aguas e Resíduos e pela Delegação de Saúde Regional”, lê-se.

 

Assim, o Município considera e alerta que “os fontanários que não sejam abastecidos pelo sistema público de abastecimento de água constituem perigo para a saúde pública perante o consumo da água”.

 

A autarquia recomenda ainda que “antes de consumir água de um fontanário”, a população deve confirmar de “que se trata de água própria para consumo. Os demais fontanários do concelho têm indicações de tal”. 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Blog Viajar e Descobrir]

Tópicos:

#Água#Alerta

Últimas