PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Aí estão os ‘gigantes’ prontos a subir a montanha – Veja o VÍDEO

6 Fevereiro, 2023 - 11:40

3258

0

Aerogeradores a caminho de Lamas de Mouro.

São dois camiões. Ambos com largas dezenas de metros. Estão localizados no terreno onde, conforme avançou a Rádio Vale do Minho, irá ser construído um novo hipermercado em Melgaço.

 

As imagens foram captadas através de drone por Paulo Oliveira. É possível ver-se que transportam componentes pertencentes às torres dos dois novos aerogeradores para o Subparque Eólico de Picos, em Lamas de Mouro, neste concelho.

 

A subida até ao teto do concelho deverá iniciar-se a todo o momento. Até porque, conforme já alertou o Município local, entre esta segunda-feira e o próximo dia 19 de fevereiro – entre as 9h00 e as 19h00 – haverá condicionamento de trânsito na Estrada Nacional 202 desde a Vila até ao cruzamento de Alcobaça.

 

“Recordamos que no subparque de Picos houve a necessidade de se instalarem novos aerogeradores, com uma potência muito superior à dos atuais – a saber que os antigos têm uma potência de 2MW e os novos de 5MW”, esclarece o Município de Melgaço.

 

 

Veja o vídeo [créditos: Paulo Oliveira from the Air]

 

 

 

Cada aerogerador tem mais de 120 metros de altura. Está equipado com três pás, cada uma com mais de 74 metros. Serão maiores do que os restantes quase 30 aerogeradores instalados neste parque, cuja altura ronda os 75 metros, com pás de 40 metros.

 

Entretanto, com estes dois novos aerogeradores, o Município mais a norte fortalece-se nas energias renováveis. 

 

Conforme noticiou a Rádio Vale do Minho no passado mês de Outubro, a freguesia de Penso, neste concelho, vai ter uma Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração. É uma de três aprovadas para a região Norte para produção de energia fotovoltaica e de hidrogénio verde.

 

O investimento, segundo o Presidente da Câmara, Manoel Batista, será de 12,3 milhões de euros e promete “revolucionar as condições de captação de indústrias” no concelho.

 

 

[Fotografia: Screen video Paulo Oliveira from the Air]

Tópicos:

#Ambiente

Últimas