PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço adere a campanha intermunicipal para ajudar a Ucrânia – Saiba os Pontos de Recolha

4 Março, 2022 - 20:06

967

0

Em articulação com os restantes nove municípios que integram a CIM Alto Minho).

Melgaço, em articulação com os restantes nove municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), o CDOS (Comando Distrital de Operações e Socorro) de Viana do Castelo e o Banco Alimentar de Viana do Castelo, tem em marcha uma campanha de solidariedade a favor do povo ucraniano.

 

A ação tem como propósito nesta primeira fase a recolha de bens essenciais e a identificação de alojamento temporário.

 

O que pode ser doado?

– Cereais (trigo, milho, trigo sarraceno, aveia), Alimentos enlatados (peixe, carne), Salsichas de armazenamento longo, Queijos duros, Nozes e frutos secos, Biscoitos; Medicamentos e outras substâncias: Compressas estéreis em embalagens individuais (com componente elástico de compressão de primeiros socorros), Ligaduras e Gaze (estéril), Tipo de ligadura oclusiva torácica (em gel), Fita adesiva (não-tecido), Luvas de nitrilo (não-estéreis), Cobertor térmico (em polietileno), Meios mecânicos para parar hemorragias (Garrotes, Pomadas hemostáticas), Tubos nasofaríngeos (tubos de Guedel com lubrificante), Tesouras para cortar roupa e sapatos.

 

 

Onde pode ser entregue?

Estes bens podem ser entregues na Loja Social da Cruz Vermelha, nos dias úteis entre as 9h00h e as 17h00.

 

O Centro de Estágios de Melgaço foi definido como o centro de armazenamento. E daqui os bens humanitários serão encaminhados para o Banco Alimentar de Viana do Castelo.

 

Neste contexto, o Município procedeu também:

  • À criação de uma bolsa de voluntariado para apoio à integração das famílias refugiadas e logística associada à recolha de bens. A inscrição pode ser feita através do e-mail [email protected] ou pelos telefones 926292373 / 964182295.
  • À criação de uma bolsa de alojamento em parceria com as IPSS´s e Associações locais;
  • À criação de uma bolsa de voluntariado para inscrição de particulares que queiram proporcionar alojamento às famílias refugiadas. A inscrição pode ser feita através do e-mail [email protected] ou pelos telefones 926292373 / 964182295
  • Foi ainda definida uma equipa multidisciplinar, de âmbito municipal, para coordenação das várias ações a desenvolver.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas