PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Abertura da Unidade de Cuidados Continuados prevista para agosto

28 Julho, 2016 - 12:46

424

0

Informação avançada pelos deputados do PS na Assembleia da República em documento onde fazem balanço de oito meses do Executivo liderado por António Costa.

A abertura da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Melgaço deverá acontecer durante o próximo mês de agosto. A informação é avançada pelos dois deputados socialistas na Assembleia da República (AR) eleitos por Viana do Castelo, em nota de imprensa. Em jeito de balanço dos primeiros oito meses com António Costa à frente do Governo, José Manuel Carpinteira e Sandra Pontedeira apontam várias vitórias já conseguidas para o Alto Minho. “Trabalhamos em estreita colaboração, entre o Ministério da Saúde e a Câmara Municipal de Melgaço, para a resolução do impasse da Unidade de Cuidados Continuados de Melgaço, estando prevista a sua abertura para o próximo mês de agosto”, adiantam.
A UCC de Melgaço, cuja criação foi protocolada a 8 de Agosto de 2008 entre a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e a Câmara Municipal de Melgaço, no âmbito da requalificação dos serviços do Centro de Saúde local, encontra-se concluída desde Setembro de 2012 mas tem permanecido inutilizada.
Mas a atividade da dupla de deputados no Vale do Minho não fica por aqui. “Asseguramos a reabertura do Tribunal de Paredes de Coura, em Janeiro de 2017, e a melhoria da organização do serviço de justiça”, recordam. Já no ‘berço do Alvarinho’, “em articulação com a Camara Municipal de Monção e o Ministério da Agricultura temos desenvolvido esforços para a rápida resolução do emparcelamento agrícola do Vale do Gadanha”.
“Tem sido um trabalho em equipa, acompanhando de perto os problemas e anseios dos Alto Minhotos, e considerando sempre o programa do Partido Socialista para o país e, em particular, o programa distrital apresentado nas últimas eleições legislativas”, continuam os representantes do PS Alto Minho na AR. “Conseguimos contribuir para a reposição da justiça social com a Instituição APPACDM. Tendo terminado o conflito entre a Instituição e a Segurança Social e foi assegurado o alargamento do financiamento dos Acordos de Cooperação, já existentes com esta Instituição, em Melgaço, Monção, Valença e Viana do Castelo”.
No mesmo documento, entre outros sucessos, José Manuel Carpinteira e Sandra Pontedeira recordam também a sensibilização feita ao Secretário de Estado das Comunidades para a instalação de Gabinetes de Apoio ao Emigrante, nos concelhos aonde ainda não existiam. E isso aconteceu recentemente, tanto em Paredes de Coura como em Caminha.
“Apresentamos e defendemos perante o Governo, as reivindicações dos Bombeiros Voluntários, diagnosticadas pela Federação do Distrito. Sinalizamos e apresentamos o «caderno de necessidades» do Comando Distrital da PSP. Foi com agrado que vimos que já foi lançado o concurso para as obras mais urgentes para a requalificação do edifício do comando distrital”, prosseguem.
Já sobre a A28, os deputados socialistas apresentam também trabalho feito. “Questionámos, em 6 de Maio, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas sobre a “Redução do valor das Portagens na A28”, aquando da apresentação do Projeto de Resolução do PS que «Recomenda ao Governo que promova a redução do valor das portagens nas autoestradas do interior e nas vias rodoviárias sem alternativas adequadas de mobilidade e segurança», no sentido que a inclusão da A28 seria um fator de discriminação positiva para a promoção da coesão social e territorial do Alto Minho. Mas, também porque a A28 não tem qualquer alternativa adequada de mobilidade e segurança, a EN13 não é de todo uma alternativa como está comprovado”. José Manuel Carpinteira e Sandra Pontedeira garantem ter já manifestado preocupação e descontentamento “pela não inclusão da A28 nos descontos previstos para as Ex- SCUTS do interior. Vamos trabalhar, em conjunto com a CIM e com as entidades empresariais, para que o Governo possa reavaliar esta situação ou eliminar/deslocalizar o Pórtico da A28, junto à Zona Industrial de Neiva, em Viana do Castelo”. Os deputados socialistas advertem, no entanto, que “será preciso uma grande concentração de vontades para que se atinja este objetivo”.
A concluir, José Manuel Carpinteira e Sandra Pontedeira garantem que vão continuar “a questionar, sinalizar e acompanhar com todo o nosso empenho muitos outros assuntos relacionados com toda a nossa região. Para além disso temos, na Assembleia da República, desenvolvido o nosso trabalho nas várias Comissões Parlamentares e em Grupos de Trabalho procurando sempre a defesa e a promoção do Alto Minho e do nosso país (…) O Governo e o Partido Socialista estão, também, a cumprir com o Alto Minho”.

Últimas