PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Abertura da UCC deverá estar por dias – Gestão de Barcelos deixa PSD a ferver

26 Junho, 2016 - 22:49

159

0

Há ‘fortes possibilidades’ do novo espaço vir a ser inaugurado pelo Primeiro-Ministro.

A abertura da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Melgaço deverá por dias. Fonte do Partido Socialista adiantou à Rádio Vale do Minho que “há fortes possibilidades” do Primeiro-Ministro deslocar-se ao Alto Minho durante esta semana. “Se cá vier, irá a Melgaço fazer uma inauguração. Passa por Caminha e por Monção”, disse.
A acontecer, António Costa deverá dar cumprimento a um assunto com o qual se mostrou particularmente sensibilizado. Em maio do ano passado, o então secretário-geral do PS esteve em Melgaço. Considerou na altura que a UCC de Melgaço é “um péssimo exemplo do abandono a que este Governo votou o setor da saúde”. António Costa disse ainda que “é absolutamente inaceitável que um equipamento destes esteja pronto e graças ao desinvestimento que o Governo [de Passos Coelho] fez no Serviço Nacional de Saúde ele continue a estar fechado e a não poder ser aproveitado pela população”.
Mas as reprovações do líder socialista não se esgotaram nas terras do Alvarinho. Dias depois, em Lisboa, António Costa não perdoou Pedro Passos Coelho num debate televisivo a poucos dias das eleições legislativas. “De facto, os senhores [coligação de Governo] têm criado muitos postos de trabalho para enfermeiros. Mas sabe onde? No Reino Unido. Ainda este fim-de-semana fui visitar uma UCC que está concluída há três anos!”, exclamou António Costa. “Está paredes meias com um Centro de Saúde. Onde já se podiam utilizar os recursos humanos que servem esse Centro de Saúde. A obra está concluída, está equipada e está fechada”, lamentou. O candidato pela coligação ‘Portugal à Frente’ (PSD/CDS-PP) não deu qualquer resposta a António Costa sobre a UCC de Melgaço.

Sandra Pontedeira ‘carregou’ em março

No passado mês de março, Sandra Pontedeira garantiu à Rádio Vale do Minho que o PS Alto Minho estava a fazer todos os possíveis para a abertura da UCC de Melgaço. A deputada socialista na Assembleia da República questionou o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, sobre esta matéria. “Senhor Ministro, no concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, encontra-se precisamente uma Unidade de Cuidados Continuados pronta a servir a população mas que desde há dois anos a esta parte não serve. E não serve a população deste território porque não foi ainda colocada ao serviço deste mesmo território e das suas populações”, alertou Sandra Pontedeira na Assembleia da República durante o debate do Orçamento do Estado na especialidade. “Não abriu portas, apesar de estar completamente pronta a entrar em funcionamento. Um investimento considerado necessário efetuado pelo Ministério da Saúde através da ARS Norte e pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho e que, por isso, foi realizado e – repito – está pronto a entrar em funcionamento. Senhor Ministro, a minha questão é muito concreta: para quando prevê o Ministério da Saúde a entrada em funcionamento desta Unidade de Cuidados Continuados?”, concluiu a deputada.
Sandra Pontedeira revelou na altura à Rádio Vale do Minho que tinha já sido feita uma reunião com Adalberto Campos Fernandes sobre esta matéria. “O Senhor Ministro, de facto, não respondeu concretamente à questão, mas já estivemos reunidos com ele. Tudo está a ser feito para que aquela unidade entre em funcionamento e seja devidamente posta ao serviço das suas populações”.

Exploração da UCC entregue a Barcelos – PSD lamenta “oportunidade perdida”

Em nota de imprensa, o PSD Melgaço já veio congratular-se com a anunciada abertura da nova UCC. No entanto, pela voz do deputado municipal Jorge Ribeiro, o partido lamenta que a exploração do novo espaço vá ser feita a partir de Barcelos. “Estamos perante mais uma oportunidade perdida para Melgaço. É claro que alguns dos postos de trabalho a criar destinar-se-ão a melgacenses. Mas o grosso, os cargos de direcção, a mais-valia gerada, sairá de Melgaço rumo à sede dessa Instituição que nada tem nem nunca teve a ver com Melgaço, que nada investiu nem vai investir em Melgaço”, atira Jorge Ribeiro.
Sem palavras brandas, o líder ‘laranja’ considera que “Melgaço tem pessoas e Instituições capazes, idóneas. Recusamo-nos a aceitar esta ideia que tem que vir alguém de fora gerir os nossos interesses, os nossos destinos e retirar de Melgaço a mais-valia. Essa mais-valia devia ficar em Melgaço, fortalecendo as Instituições Melgacenses, gerando investimento, dinamizando a economia”.
De fogo cerrado sobre a gestão socialista, Jorge Ribeiro conclui que “o Presidente da Câmara não consegue perceber a importância desta questão, ou não tem peso político para defender os interesses de Melgaço. Ou ambos. Uma coisa é certa, o Presidente da Câmara não esteve ao lado das instituições de Melgaço, não defendeu Melgaço e os melgacenses”.
A UCC de Melgaço, cuja criação foi protocolada a 8 de Agosto de 2008 entre a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e a Câmara Municipal de Melgaço, no âmbito da requalificação dos serviços do Centro de Saúde local, encontra-se concluída desde Setembro de 2012 mas tem permanecido inutilizada.
De acordo com dados da autarquia, foi investido pelo Ministério da Saúde 1,5 milhões e meio de euros naquela unidade.

Últimas