PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: A ‘menina’ Otília fez 100 anos… e soprou as velas junto do seu ‘menino’ de 77 [FOTOS]

8 Dezembro, 2022 - 22:10

3333

0

Centenário.

Mãe e filho. Inseparáveis. Sobretudo num dia de enorme festa, em que a menina Otília, natural de Prado, Melgaço, festejou 100 anos de vida.

 

Sempre alegre e muito estimada na freguesia, a jovem centenária alcançou esta quarta feira (dia 7 de dezembro) a vetusta idade de um século de vida.

 

No entanto, com feriado nesta quinta-feira, a Junta de Freguesia local aproveitou para organizar uma grande festa de aniversário em homenagem à tão querida menina Otília.

 

Felicíssima e sempre acompanhada do seu menino de 77 anos, o Joaquim, a aniversariante ficou com o coração cheio ao ver tanta gente na sede da Junta.

 

Entre os convidados, o Presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, a Vereadora Fátima Táboas e, como é evidente, o Presidente da Junta, Maximiano Gonçalves.

 

Com invejável lucidez, a menina Otília conhecia tudo e todos. Conversadora e alegre como sempre. 

 

Otília Guimarães Lima nasceu no dia 7 de dezembro de 1922. Apanhou ainda a reta final da pandemia da gripe penumónica.

 

Tinha apenas quatro anos quando Gomes da Costa marchou sobre Lisboa. Aos 11, viu Portugal cair na longa noite fascista. Atravessou uma guerra mundial.

 

Trabalhou no campo. Uma vida inteira dedicada à lavoura. Aos 52 anos, viu a Liberdade chegar ao País onde nasceu.

 

Na década de 90, viu partir a sua cara-metade que lhe deixou certamente o seu maior tesouro: o menino Joaquim. 

 

“Ao longo dos anos tem demonstrado como é possível viver com simplicidade. Sempre preocupada com os outros, o amor que transborda pelo filho, pela família e pelo próximo não envelhece”, disse à Rádio Vale do Minho o Presidente da Junta da União de Freguesias de Prado e Remoães, Maximiano Gonçalves.

 

 

Tinha chegado a hora das prendas. Da Junta de Freguesia, a menina Otília recebeu uma salva comemorativa felicitando-a pelo centenário.

 

 

 

Salva comemorativa oferecida pela Junta de Freguesia de Prado e Remoães à centenária

[Fotografia: Cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

Cantaram-se os Parabéns. Muitos brindes, beijinhos e abraços a uma jovem de 100 anos que, incrivelmente, conserva uma saúde férrea.

 

 

Veja a galeria de fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

A freguesia de Prado, em Melgaço, tinha 558 habitantes quando a menina Otília nasceu. Atualmente conta com cerca de 400. Em 2013, com a reorganização administrativa, o território foi integrado na União de Freguesias de Prado e Remõaes.

 

 

 

[Fotografias capa: cedidas à Rádio Vale do Minho]

Últimas