PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Mais de 200 atletas já partiram rumo à aventura

2 Outubro, 2020 - 07:17

326

0

PUB Eram 7h00 em ponto quando foi dada a partida para aquela que é a edição zero do Trans Peneda-Gerês – Corrida dos 4 Castelos.  São cerca de 250 atletas que, pela […]

PUB

Eram 7h00 em ponto quando foi dada a partida para aquela que é a edição zero do Trans Peneda-Gerês – Corrida dos 4 CastelosSão cerca de 250 atletas que, pela frente, têm 160 quilómetros e um máximo de 50 horas para chegar até ao concelho de Montalegre.

Grande movimentação na Praça Hermenegildo Solheiro, como há muito já não se via desde o início da pandemia da COVID-19. As normas impostas pela Direção-Geral de Saúde iam sendo cumpridas com rigor. Atletas, organização e público iam mantendo a distância social recomendada. Partiram em grupos de 10.

“Esta é uma corrida única. Destinada mesmo a pessoas resilientes. A tempestade Alex também decidiu inscrever-se para criar ainda mais dificuldade a estes atletas”, disse Carlos Sá, diretor da prova, à Rádio Vale do Minho com sorriso à mistura. “Espero sinceramente que todos os atletas consigam atingir a meta e conquistar os objetivos”, prosseguiu o responsável visivelmente satisfeito com o número de participantes.

“Não esperávamos tanta gente. Mesmo assim, tivemos de proceder à limitação de participantes devido à situação que todos estamos a viver. No próximo ano, em junho, se crescermos mais um bocadinho já ficarei muito satisfeito”, referiu ainda Carlos Sá.

 

Vieram de todo o país

 

Debaixo de chuva miudinha e de uma leve brisa fria, os atletas faziam o aquecimento. Fátima Costa veio de Chaves e totalmente disposta a fazer os 160 quilómetros na totalidade. “Já pratico trail há três anos. Não sei se vou aguentar, mas vou com felicidade e contentamento”, disse com ar desembaraçado. “O meu recorde de distância máxima são 40 quilómetros. Mas é bom sentir coisas novas”, apontou.

Mais cauteloso foi Paulo Lopes, que veio de Oeiras com mais dois amigos. “Vamos fazer em estafeta, mas mesmo assim acaba por ser desafiante. Nunca fiz nenhum assim… pelo menos com esta distância e neste formato”, contou o atleta praticante há cinco anos, cuja maior distância percorrida foram 66 quilómetros. “Vamos sobretudo pela experiência e tentar usufruir ao máximo das belas paisagens”.

 

Presidente da Câmara muito satisfeito

 

O presidente da Câmara de Melgaço também marcou presença no momento da partida. Manoel Batista saudou os atletas e a todos deu as boas-vindas.

“Estes 250 atletas são um grande êxito para esta edição zero. Os números iniciais apontavam para valores mais baixos mas, felizmente, foram criadas todas as condições. Houve uma grande adesão não só de atletas portugueses mas também de estrangeiros”, referiu o autarca à Rádio Vale do Minho.

“Acredito que nos próximos anos teremos edições com números muitíssimo maiores. Mas estamos também muito felizes ao retomar a atividade desportiva que nos tem marcado de forma intensa nos últimos anos. É fundamental para o desporto, para a economia e para a marca Melgaço”, sublinhou Manoel Batista. “Espero que esta prova se torne numa grande experiência para todos os atletas”, acrescentou.

De acordo com as previsões da organização, este primeiro dia deverá terminar pelas 22h00 com a passagem dos primeiros atletas ao quilómetro 107, em Cabril. O primeiro atleta deverá cortar a meta pelas 6h00 deste sábado. O último atleta deverá chegar mais de 24 horas depois, pelas 9h00 de domingo.

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

PUB

Últimas