PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Mega

24 Fevereiro, 2011 - 11:18

594

0

A criação de um mega-agrupamento de escolas no concelho de Monção vai ser uma realidade já no próximo ano lectivo. A garantia foi deixada, esta quarta-feira, pela coordenadora da Equipa de Apoio às Escolas do distrito de Viana do Castelo, Cristina Garcia, na reunião do Conselho Municipal de Educação.

A criação de um mega-agrupamento de escolas no concelho de Monção vai ser uma realidade já no próximo ano lectivo. A garantia foi deixada, esta quarta-feira, pela coordenadora da Equipa de Apoio às Escolas do distrito de Viana do Castelo, Cristina Garcia, na reunião do Conselho Municipal de Educação. Contudo, a notícia não foi bem acolhida pelos representantes educativos locais presentes, que criticam a decisão "unilateral" da DREN.

O vice-presidente da Câmara de Monção e também vereador da educação confirma à RVM que, face a estas notícias, já foi constituído um grupo de trabalho que entra de imediato em funções, com o objectivo de minimizar o impacto que um agrupamento único pode ter no concelho. Augusto Domingues reitera que o executivo vai-se debater até às últimas consequências para que, pelo menos, o Vale do Mouro mantenha as suas valências, dada posição geográfica.
Não poupando nas críticas à forma como a Direcção Regional de Educação do norte está a conduzir todo este processo, Augusto Domingues diz que, a avançar já no próximo ano lectivo a criação de um mega-agrupamento no concelho de Monção, os prazos para implementação das mudanças estruturais são muito curtos.

Mesmo com uma posição de totalmente desacordo com a criação de um mega-agrupamento escolar, que integraria os dois agrupamentos, o de Vale do mouro e o Deu-la-Deus Martins, e a Escola Secundária, o executivo monçanense vai avançar com a revisão e actualização da Carta Educativa do concelho, adaptando-a à nova realidade.

A criação de mega-agrupamentos escolares é uma vontade antiga do Governo e que ganha agora novos contronos, com o avanço para a implementação desta reestruturação em alguns pontos do país, e o distrito de Viana do Castelo não é excepção.
Monção já recebeu a notícia de que no próximo lectivo, essa medida vai avançar. Descontente, o executivo não aceita ser "cobaia" e se a medida é para avançar, tem de ser para todos.
De resto, a RVM sabe que nas próximas semanas, a DREN vai chamar todos os presidentes de câmara do Alto minho para apresentar esta decisão.

Últimas