PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Alto Minho

Mau tempo: ‘Rio atmosférico’ está a chegar ao Alto Minho – Vem aí chuva (por vezes forte!)

27 Outubro, 2021 - 07:56

1910

0

Previsões apontam para chuva, por vezes forte, durante o fim-de-semana.

Chama-se rio atmosférico e vai atingir em cheio o Alto Minho a partir desta quinta-feira. Em breves linhas, de acordo com o portal otempo.pt, um rio atmosférico acontece quando o ar quente consegue armazenar uma quantidade muito maior de água sob a forma de vapor do que o ar frio, quase quatro vezes mais para uma massa de ar a 20 ºC do que para outra a 0 ºC.

 

Deste modo, se uma massa de ar temperada proveniente de latitudes subtropicais percorre uma enorme distância ao longo de um oceano quente, irá obter um gigantesco teor de humidade, com potencial de gerar precipitação muito forte.

 

São precisamente essas as previsões dos serviços meteorológicos para quinta, sexta-feira e para todo o fim-de-semana no distrito de Viana do Castelo.

 

 

 

Esta quarta-feira, o dia ainda será de sol em toda a região. No entanto, o tempo deverá agravar-se já ao princípio da noite de quinta-feira no Alto Minho, com possibilidade de chuva ou aguaceiros.

 

Daí em diante, a precipitação vai intensificar-se em todo o distrito de Viana do Castelo podendo ser por vezes forte. Vai prolongar-se durante todo o fim-de-semana, com previsões de trovoadas para domingo.

 

As temperaturas máximas vão descer ligeiramente, passando dos 21ºC para os 19ºC. As mínimas vão permanecer entre os 13ºC e os 14ºC.

 

O vento vai soprar fraco, mas deverá aumentar de intensidade na sexta-feira e também durante o dia de domingo passando a moderado.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas