PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Mau tempo: Aviso laranja a partir da meia-noite – Proteção Civil alerta para chuva e trovoada

3 Dezembro, 2020 - 18:11

341

0

PUB O Alto Minho vai estar sob aviso laranja, o segundo mais grave, a partir da meia-noite desta sexta-feira. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera […]

PUB

O Alto Minho vai estar sob aviso laranja, o segundo mais grave, a partir da meia-noite desta sexta-feira. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aproxima-se um agravamento do estado do tempo.

Ao final da tarde desta quinta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um alerta, onde dá conta de que nas próximas 48 horas poderá registar-se descida de temperatura e vento “com rajadas até 75
km/h na costa ocidental e até 95 km/h nas terras altas”.

Na mesma nota, a ANEPC alerta ainda que no Norte do país poderá ocorrer “precipitação pontualmente forte com condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo”. 

Prevista a queda de neve já a partir dos 600 metros de altitude a partir da madrugada desta sexta-feira. Persistência de queda de neve fraca no sábado, subindo gradualmente para 1000 metros de altitude.

A ANEPC aponta ainda para o “aumento da agitação marítima na costa ocidental, com ondas de noroeste a poder atingir
mais de 7 metros esta sexta-feira”.

Como recomendações, a Proteção Civil apela à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

Os condutores devem “adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a
possível formação de lençóis de água e gelo nas vias”.

Devem também “evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve e quando isso não for possível, adotar as seguintes medidas: verificação do estado dos pneus e respetivas pressões; transporte e colocação das correntes de neve nas viaturas; assegurar o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetadas”.

Nas vias afetadas pela acumulação de neve, “são desaconselhadas viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais”.

 

Depressão Dora em Portugal

 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pelo jornal O Minho, Portugal continental vai ser afetado a partir da tarde de hoje e até sábado por vento forte, precipitação, neve, agitação marítima e descida da temperatura associadas à passagem da depressão Dora.

Em comunicado citado por aquele jornal, o IPMA explica que a depressão Dora, está associada a uma superfície fria, vai fazer-se sentir a partir da tarde de hoje e atravessar todo o território durante o dia de sexta-feira.

De acordo com o IPMA, está também previsto um aumento da agitação marítima, em particular na costa ocidental a partir do final do dia de hoje, com a altura significativa das ondas a poder atingir os 7 metros e sendo de noroeste, com emissão de aviso laranja.

O aviso laranja do IPMA vai estar em vigor até às 17h00 de sábado.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

Últimas