“Tenho a certeza que não tens tantos apoios nem tão boas condições de treino como muitos dos teus adversários. Tens, isso sim, muito talento, muita dedicação e muita garra”.
As palavras são de Marta Paço ao novo herói de Viana do Castelo, Iúri Leitão.
Em tom orgulhoso, e sentido, a tricampeã mundial de surf adaptado, também de Viana do Castelo, mostra-se extremamente feliz com a proeza realizada pelo ciclista de pista.
“Mais um campeão vianense! Competiste, ganhaste e encheste-nos a todos de orgulho! Portugal tem que te agradecer e muito!”, acrescenta Marta Paço.
[Fonte: Marta Paço]
Iúri Leitão elevou-se ao estatuto de principal figura da Missão portuguesa em Paris2024, ao tornar-se no primeiro português a conquistar duas medalhas nos mesmos Jogos Olímpicos, incluindo um ouro ao lado de Rui Oliveira no Madison em Ciclismo de Pista.
No espaço de dois dias, o vianense, de 26 anos, inscreveu para sempre o seu nome na história do olimpismo português: primeiro, foi prata no Ciclismo de Pista omnium, prova em que é campeão mundial em título.
Depois, juntamente com Oliveira, sagrou-se campeão olímpico no madison, com os dois ciclistas a conquistarem o primeiro ouro para Portugal fora do atletismo.
O feito de ambos é ainda mais extraordinário, porque foi alcançado na estreia masculina do ciclismo de pista português nos Jogos Olímpicos.
Comentários: 0
0
0