PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Mário Cláudio apresenta "Tiago Veiga

22 Julho, 2011 - 14:47

249

0

A Câmara Municipal de Paredes de Coura apresenta, esta tarde, a mais recente obra de Mário Cláudio. Chama-se "Tiago Veiga – Uma Biografia" e vai ser apresentada pelo juíz desembargador, Trajano Teles Menezes. Nas palavras do autarca local, esta é uma obra que ficará na "História da Literatura Portuguesa".

A Câmara Municipal de Paredes de Coura apresenta, esta tarde, a mais recente obra de Mário Cláudio. Chama-se "Tiago Veiga – Uma Biografia" e vai ser apresentada pelo juíz desembargador, Trajano Teles Menezes. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, António Pereira Júnior, este é o concretizar de um trabalho "longo" do escritor; uma obra que, nas palavras do autarca, ficará na "História da Literatura Portuguesa".

A cerimónia vai decorrer na antiga escola primária de Venade, um edifício "simbólico", precisamente no qual será edificado todo o acervo bibliográfico e documental do escritor Mário Cláudio. Recorde-se que o projecto para a requalificação daquele espaço está concluído, aguardando-se uma nova fase de candidaturas a fundos comunitários, para que os trabalhos possam ter início. De acordo com o autarca, dentro de ano e meio o arquivo de Mário Cláudio deverá estar concluído.

De resto, a apresentação da obra "Tiago Veiga – Uma Biografia" está marcada para o final da tarde, pelas 18h00. "A vida de um poeta quase desconhecido" é "escrita por uma grande ficcionista", assim realça a crítica. O lançamento tem o apoio do município.
Mário Cláudio, pseudónimo de Rui Manuel Pinto Barbot Costa, nasceu no Porto em 1941. Frequentou o curso de Direito em Lisboa, tendo-o terminado na Universidade de Coimbra. Frequentou a Universidade de Londres, graduando-se como Master of Arts. De regresso a Portugal, tem exercido funções como técnico do Museu Nacional de Literatura e como professor universitário. É considerado um dos mais importantes autores portugueses das últimas duas décadas. Embora se tenha dedicado à poesia, ao teatro e ao ensaio, é no romance que Mário Cláudio mais se tem destacado. Em 2004, foi agraciado com o Prémio Fernando Pessoa.

Últimas