PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Marcelo reafirma apoio a Valença na elevação da Fortaleza a Património da UNESCO

7 Agosto, 2023 - 17:35

705

0

Municípios de Valença, Almeida e Marvão entregaram, no final do mês de julho, dossier de candidatura com as últimas orientações da Comissão Nacional da UNESCO (CNU).

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reafirmou o seu apoio à Candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia (FAR) a Património Mundial da UNESCO, da qual faz parte a Fortaleza de Valença.

 

As palavras do Chefe de Estado foram dirigidas ao Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, em Marvão, distrito de Portalegre, durante a Gala de Encerramento do Festival Internacional de Música.

 

Marcelo foi informado de que os Municípios de Valença, Almeida e Marvão entregaram, no final do mês de julho, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, o dossier de candidatura reformulado, de acordo com as últimas orientações da Comissão Nacional da UNESCO (CNU).

 

Recorde-se que o património abrangido na candidatura integra a Fortaleza de Valença e de Marvão e a Praça-forte de Almeida, exemplares únicos da arquitetura militar dos séculos XVII e XVIII, sendo os mais representativos de sistema abaluartado e na defesa da linha de fronteira.

 

A candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património da Humanidade “promove a coesão territorial assente na proteção e na valorização do património cultural como suporte de base económica da região transfronteiriça, nomeadamente, através da criação de redes turísticas de escalas regional, nacional e internacional, a partir do bem patrimonial em causa e representa, não só a valorização de um património edificado de valor excecional, mas uma cultura de preservação e de respeito pelo Homem, no sentido lato. Do seu passado, da sua história e do seu futuro, correspondendo inteiramente aos desígnios da Convenção do Património Mundial.”

 

 

[Fotografia: Município Valença]

Tópicos:

#Património

Últimas