PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Mapa turístico conjunto revela oferta da região: 80 mil camas e 2 000 hóteis e pensões

5 Dezembro, 2011 - 14:52

213

0

O Norte de Portugal e a Galiza contam actualmente com 2.000 estabelecimentos hoteleiros e cerca de 80.000 camas, segundo revela um estudo apresentado, esta segunda-feira, em Vigo (Espanha), e que pretende apresentar a eurorregião como um destino único.

O Norte de Portugal e a Galiza contam actualmente com 2.000 estabelecimentos hoteleiros e cerca de 80.000 camas, segundo revela um estudo apresentado, esta segunda-feira, em Vigo (Espanha) e que pretende apresentar a eurorregião como um destino único.
Trata-se de um levantamento iniciado em 2010 pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal (GNP-AECT), em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Governo Regional da Galiza, para criar a "primeira base de dados conjunta" daquela eurorregião.
Contactada, Elvira Vieira, directora do Agrupamento Territorial, refere que este estudo abrange desde pensões de uma e duas estrelas até a hotéis de cinco estrelas, nos dois territórios, e pretende ser a base para a promoção turística da eurorregião, sob o lema "Dois países, um destino".
A responsável acrescentou que este serviço estará disponível ao cidadão comum, para consulta da oferta existente, mas também para os operadores turísticos, na tentativa de criar "produtos conjuntos". Destina-se, também, para instituições que representam o turismo, que "podem, através deste diagnóstico, definir políticas públicas de actuação neste sector".
Este é, de resto, um trabalho que terá continuidade, segundo Elvira Vieira.
Dos 2.000 alojamentos reunidos nesta base de dados, a Galiza recebe 1.074 e a "grande maioria" dos hotéis de quatro e cinco estrelas de toda a região.
Do lado português, a zona do Grande Porto conta com 64 hotéis, mais do dobro dos existentes nas regiões do Minho-Lima e do Cávado.
A campanha é apoiada pela Secretaria de Turismo do Governo Regional da Galiza e pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal.
FONTE: RVM com Lusa

Últimas