PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Manoel Batista: «Melgaço está mais capacitado e cada vez mais conectado»

11 Maio, 2017 - 02:44

182

0

No início das «Jornadas de Turismo e Natureza», presidente da Câmara voltou a congratular-se com um território prestes a ter um reforço de rede móvel.

“Melgaço é hoje um território que, para além de estar mais capacitado para o turismo, está cada vez mais conectado”. As palavras foram proferidas esta quarta-feira pelo presidente da Câmara local, na sessão de encerramento do do colóquio «Turismo de Natureza e Segurança». Manoel Batista voltou a congratular-se com o ponto final colocado na falta de rede móvel em vários pontos do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG). “Não há capacidade de desenvolvimento se não tivermos comunicações. Até agora foi importante chegarem as estradas, as vias a todo o lado do território. Se não tivermos hoje conexões digitais, conexão com os conteúdos e com a voz não estamos capacitados para desenvolver o território”, considerou o edil melgacense.
O presidente da Câmara fazia clara alusão à boa-nova dada recentemente em Melgaço, pelo Ministro do Ambiente, da entrada em funcionamento até final do ano de quatro das oito antenas que vão reforçar a cobertura da rede eletrónica móvel no PNPG. O investimento total será de 600 mil euros, financiado pelo Fundo Ambiental. A conclusão total da obra está prevista para 2018. “Sabemos hoje que mesmo os produtos turísticos que vamos desenvolvendo precisam de conexão. Precisamos que a leitura dos trilhos seja feita on-line e tenha conteúdos digitais”, exemplificou. “Estamos a trabalhar nisso e parece-nos que as notícias que nos chegaram a semana passada são muito positivas”.
A presidir à sessão esteve a Secretária de Estado do Turismo que não poupou elogios ao concelho e à atratividade turística melgacense. Ana Mendes Godinho passou de seguida ao cumprimento do seu papel e prestou contas ao público presente sobre o turismo a nível nacional. “Em 2016, o Turismo passou de 15% para 17% das exportações totais do país. Se olharmos só para as exportações de serviços, o Turismo já representou 49%”, arrancou a governante. “São números muito importantes e que demonstram, de facto, que temos de continuar a apostar nesta atividade para criar cada vez mais riqueza”.
Mas os números não se ficaram por aqui. “Estamos a conseguir trazer mais pessoas a Portugal. O Turismo está até a crescer fora da época alta. Em 2016, 70% do crescimento aconteceu fora a época alta e fora das regiões tradicionalmente mais turísticas”, apontou Ana Mendes Godinho. “Outro indicador muito interessante é que, depois de quatro anos de quebra geral do emprego mais concretamente no Turismo, em 2016 foram criados cerca de 40 mil postos de trabalho neste setor. E uma ótima notícia sobre isto é a de que, no primeiro trimestre de 2017, Portugal conseguiu reduzir em março a taxa de desemprego para 9,8%. E neste primeiro trimestre de 2017, o Turismo cresceu cerca de 15% ao que correspondeu a criação de mais 39.600 postos de trabalho”. Números que, salientou a Secretária de Estado, são mais notáveis “dado que são três meses difíceis para o Turismo”. Como se não bastasse, o número de novas empresas de animação turística também tem tido um «boom» nos últimos tempos. Em 2016 aparecerem mais de mil novas empresas do género.
Ana Mendes Godinho não tem quaisquer dúvidas perante os dados vindos do INE. “Mostram grande dinâmica e que é possível” e, para tal, “temos de trabalhar em rede. Em conjunto. Isso é crucial”, concluiu.
As «Jornadas de Turismo de Natureza» prolongam-se até domingo. Estão prometidos dias de aventura e natureza com o Rio Minho (Rede Natura) e com o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), consagrado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera, como pano de fundo para diversas atividades que prometem encantar pequenos e crescidos, ao mesmo tempo que permitem dar a conhecer a região, as suas gentes e costumes.

Últimas