PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Manoel Batista/Festa do Alvarinho: “Temos de parar com a guerrinha dos números!”

14 Fevereiro, 2018 - 01:57

245

0

O presidente da Câmara de Melgaço quer colocar ponto final à competição entre Monção e Melgaço no que diz respeito ao número de visitantes na Feira e na Festa do […]

O presidente da Câmara de Melgaço quer colocar ponto final à competição entre Monção e Melgaço no que diz respeito ao número de visitantes na Feira e na Festa do Alvarinho, respetivamente. Ambos os certames atraem todos os anos dezenas de milhar de pessoas vindas essencialmente de todo o Alto Minho e da Galiza. Este ano não irá ser certamente exceção. A média de visitantes tem rondado os 50 mil em cada um dos eventos. Uma contabilização feita apenas pelo número de copos vendidos. “Acho que temos de parar com isso! Temos de parar com esta guerrinha dos números! Não há torniquetes! Há números mais ou menos estimados”, sublinhou Manoel Batista à Rádio Vale do Minho. “Tanto a Festa do Alvarinho como a Feira do Alvarinho chamam muita gente. Acredito que a nossa vai este ano chamar tanta ou até mais que nos anos anteriores!”, acrescentou o edil melgacense.

 

 

A próxima edição da Festa do Alvarinho já está marcada: 27 a 29 de abril. A tradição volta a cumprir-se, com o certame a ter lugar no último fim-de-semana daquele mês. O programa para a edição deste ano ainda está a ser preparado, no entanto o essencial não deverá fugir muito aos anos anteriores. Mais de 70 expositores distribuídos por uma área coberta, sendo que mais de 30 são de Alvarinho da Sub-região de Monção e Melgaço. Os restantes dividem-se entre o fumeiro, artesanato, instituições e associações, e ainda tasquinhas. Na edição passada, o espaço teve ainda uma zona de degustações com capacidade para 140 pessoas sentadas; e um Auditório de showcooking.

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro é uma festa tradicional que tem evoluído ao longo dos anos, sem nunca perder a sua identidade e sempre focada na promoção e valorização da região e das suas principais caraterísticas. Durante três dias assiste-se a uma mostra dos produtos locais ao Minho, a Portugal e ao mundo: todos os anos são muitos os que de Portugal, e não só, se deslocam ao Município mais a Norte de Portugal para participar neste certame de renome.

Últimas