PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção/Melgaço

Manoel Batista: “O desporto é uma forma importante de chamar gente e investimento”

19 Janeiro, 2019 - 15:48

397

0

“Estamos num território fantástico. Estamos num território que tem qualidades únicas, que é o de Monção e Melgaço. É um território que se afirma na sua potência nos vinhos”. Foi […]

“Estamos num território fantástico. Estamos num território que tem qualidades únicas, que é o de Monção e Melgaço. É um território que se afirma na sua potência nos vinhos”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, iniciou o seu discurso, esta sexta-feira, durante a apresentação da segunda edição do Monção e Melgaço Granfondo, marcada para 22 de setembro. A cerimónia decorreu no Museu do Alvarinho, em Monção. No entanto, e em alternância com o concelho vizinho, a prova terá partida e chegada em Melgaço.

O ano passado, recorde-se, a edição inicial contou com quase 2 mil participantes. Este ano, o objetivo é ultrapassar os 2.200 ciclistas – tanto profissionais, como amadores. “Claramente, o desporto é uma forma importante de promovermos o nosso território. De chamarmos gente ao nosso território que vem, experimenta e com toda a certeza que quer continuar a participar. Seja do ponto de vista da visitação, seja do ponto de vista do investimento que chega de variadíssimos lados”, disse Manoel Batista.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Monção, classificou esta prova de ciclismo como um extraordinário contributo para a promoção da região. O autarca realçou o impacto positivo da primeira edição e desejou que a prova deste ano reforce os números do ano passado. “Deposito uma enorme confiança no sucesso desta prova, onde celebramos o desporto e a amizade”, acentuou.

António Barbosa destacou ainda a rentabilização financeira para a economia local, antevendo um fim de semana com muita gente em ambos os concelhos, enalteceu o caráter diferenciador da prova, com profissionais lado a lado com amadores, e sublinhou a responsabilidade acrescida para a organização em virtude do sucesso anterior.

Nada que assuste Manuel Zeferino. O rosto da organização, habituado às duas rodas, tendo já ganho uma Volta a Portugal em Bicicleta, aceita bem os desafios e, regra geral, costuma cumpri-los na perfeição. Para 2019, aponta uma adesão superior a 2018. “Os dois concelhos têm um potencial enorme para a pratica deste desporto. Queremos consolidar a prova e isso passa, como é natural, por termos mais inscritos que o ano passado”, disse.

Esta cerimónia contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Perante sala cheia, o governante que se disse pouco surpreendido com uma “apresentação tão profissional” da prova. “Tenho nota de que a organização deste Granfondo tem dado mostras de excelentes qualidades na organização de eventos desta natureza”, disse. “Quando falamos de eventos desta natureza, não estamos a falar de competição. Estamos a falar de convívio, de partilha,  de companheirismo, associando assim o desporto às comunidades e aos territórios”.

De referir que o Monção e Melgaço Granfondo alcançou, logo na primeira edição, o estatuto de segundo granfondo com maior número de inscrições. Este ano, a organização tem como objetivo superar os valores anteriores.

 

PUB

Últimas