PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Major Pereira de Castro e Augusto Pinto Neves distinguidos em Dia de São Teotónio

18 Fevereiro, 2012 - 14:28

237

0

Tal como havido anunciado, o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, deixou este sábado uma palavra de reconhecimento ao Governo, na pessoa do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

Tal como havido anunciado, o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, deixou este sábado uma palavra de reconhecimento ao Governo, na pessoa do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, pela “sensibilidade” que o Executivo tem manifestado por esta “linha de fronteira” Valença-Tui, referindo-se ao recente reforço de efectivos policiais.

Jorge Mendes refere que esta foi uma medida “importante” para o município e para a fronteira “mais movimentada entre Portugal e Espanha”. Em média, passam diariamente, por esta ponte internacional cerca de 25 mil viaturas e mais de 75 mil pessoas, segundo o autarca local.

As palavras do autarca de Valença foram proferidas, esta manhã, na freguesia valenciana de Ganfei, onde decorreram as comemorações dos 850 anos da morte de São Teotónio, padroeiro da aldeia e da cidade. Neste encontro, onde marcou presença o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, estiveram ainda representantes políticos distritais e diversas autoridades civis e militares.

A sessão solene terminou com a entrega de duas medalhas municipais de mérito a dois investigadores da história e da cultura de Valença: Manuel Augusto Pinto Neves e o conhecido major Alberto Pereira de Castro. Jorge Mendes justificou a entrega deste reconhecimento e homenagem com a “paixão por Valença” sentida por ambos os historiadores e pelo contributo que têm dado sobre o património histórico e cultural da cidade transfronteiriça.

Valença assinalou, este sábado, mais um feriado municipal, dedicado aos 850 anos da morte de São Teotónio, o primeiro santo português, canonizado pelo papa Alexandre III. Recorde-se que o santo, nascido na freguesia valenciana de Ganfei, é também recordado em Coimbra, Viseu, Beja, Tui e Vigo, por onde deixou a sua marca.

Últimas