PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Mais de uma centena de atletas disputam V Triatlo da Amizade este domingo

24 Setembro, 2011 - 10:34

152

0

A V edição do Triatlo da Amizade decorre este domingo, em Vila Nova de Cerveira, com mais de uma centena de atletas. Trata-se de uma prova de carácter internacional, cuja organização é da responsabilidade conjunta da Federação Portuguesa de Triatlo e da Federación Galega de Triatlón, com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e o concelho de Tomiño.

A V edição do Triatlo da Amizade decorre este domingo, em Vila Nova de Cerveira, com mais de uma centena de atletas. Trata-se de uma prova de carácter internacional, cuja organização é da responsabilidade conjunta da Federação Portuguesa de Triatlo e da Federación Galega de Triatlón, com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e o concelho de Tomiño. Apesar de recente, no panorama desportivo, esta é já uma prova que está consolidada na competição do triatlo, quer nacional, quer na Galiza, tal como realçou o vereador do Desporto português, Fernando Matias, na apresentação da prova.
Também a autarca galega de Tomiño, Sandra Gonzalez, realçou a importância da iniciativa, dizendo que nem a crise económica deverá pôr em causa estas actividades de promoção conjunta. A responsável realçou que a colaboração transfronteiriça é para continuar, quer a nível desportivo, como cultural.
Os circuitos da prova, que tem início às 15h30 (hora portuguesa, repartem-se por terras portuguesas e galegas, tomando como ponto de união entre ambas: o Rio Minho e a Ponte da Amizade.
Recorde-se que o início da competição muda a cada ano e, na edição 2011, a prova começará do lado galego, no cais de Goián, terminando aí também.
Os atletas vão nadar numa distância de 750 metros, até ao cais do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira. Na Avenida de Tomiño estará situada a primeira área de transição, onde são recolhidas as bicicletas de montanha.
A prova de ciclismo, por seu lado, vai disputar-se numa distância de 17,4 quilómetros. Vão ser feitas três voltas, passando pela Avenida de Tomiño, em Vila Nova de Cerveira e pelas imediações do Forte de Lovelhe, cruzando depois a Ponte da Amizade, no seu regresso à Galiza, passando Goián e terminando no antigo cais do ferry-boat.
A corrida a pé vai disputar-se numa distância total de 4,5 quilómetros, cumprindo um circuito, na sua maior parte, em terra, passando pelas imediações da fortaleza de San Lorenzo, de Goián.
Em disputa está o Troféu da Amizade, uma obra da autoria do escultor espanhol Arcadio Blasco. Esta pequena escultura em cerâmica tem a designação de Encontro de Culturas e, desde a primeira edição, é o símbolo do Triatlo da Amizade.
De referir que o troféu nunca é propriedade de qualquer das selecções vencedoras do Triatlo da Amizade, fazendo-se sempre a passagem deste símbolo da amizade entre os galegos e os portugueses, conforme vençam a prova.
Recorde-se que esta prova de triatlo foi criada com o objectivo de estreitar os laços de amizade entre os dois lados do Minho.

Últimas