PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Mais de duas dezenas de artesãos assistiram à apresentação do Guia Das Artes e Ofícios

12 Março, 2014 - 06:52

132

0

Iniciativa foi promovida pela Adriminho e conta com o apoio dos seis municípios do Alto Minho.

Mais de duas dezenas de artesãos de Vila Nova de Cerveira assistiram à apresentação do Guia Das Artes e Ofícios Tradicionais do Vale do Minho, promovido pela Adriminho e que conta com o apoio dos seis municípios desta região.
Este documento resulta de um estudo efetuado recentemente no âmbito do projeto E-ARTE, de forma a obter um diagnóstico das artes e ofícios das suas áreas de intervenção, com o objetivo final de conhecer a situação atual do setor neste território e de poder elaborar propostas de intervenção direcionadas ao desenvolvimento da região e dos artesãos de cada município.
O guia apresenta-se como uma ferramenta de trabalho importante para entidades e agentes regionais que tenham na sua missão o desenvolvimento local e a promoção turística do território. Nele está compilado, por concelho, um conjunto de informações sobre vários artesãos, respetivas áreas de trabalho, localização e contactos.
Presente nesta sessão de apresentação, que decorreu na Casa do Artesão, esteve a Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Aurora Viães, que destacou a variedade de artesanato existente no concelho e a importância que esta tem, não só para a preservação das tradições como no desenvolvimento económico e cultural do concelho.
Realçou ainda o facto dos artesãos cerveirenses estarem sensibilizados para a elaboração e divulgação do artesanato na sua plenitude, e de ser um meio de subsistência importante para um número significativo de pessoas.
A Adriminho considera que o Vale do Minho é um território muito diverso e disperso, detentor de tradições e especificidades muito próprias, o que proporciona realidades diferenciadas e bem demarcadas.
“Em Vila Nova de Cerveira assiste-se a um fenómeno de modernização das atividades artesanais que atrai gente mais jovem e com formação escolar académica para manualidades ligadas aos bordados, tecelagem, trabalhos e madeira, pinturas em cerâmica e artes decorativas. O apoio dado pelo Município ao artesanato, através da Casa do Artesão e da realização de feiras semanais, associado à atual conjuntura socioeconómica, tem contribuído para uma maior sensibilização dos cerveirenses para este sector”, realça a autarquia em comunicado.
De relembrar que a Casa do Artesão está de portas abertas todos os fins-de-semana e feriados.

Últimas