PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Mais de 500 mulheres participam em Caminhada Solidária em apoio à construção de Casa Abrigo para vítimas de violência doméstica

18 Junho, 2011 - 19:35

139

0

É já perto de meio milhar o número de inscrições para a Caminhada das Mulheres que se realiza, esta noite, em Viana do Castelo. Trata-se de uma iniciativa solidária organizada pela atleta vianense Manuela Machada e que pretende, através da actividade, angariar fundos de apoio à construção da Casa de Abrigo do Gabinete de Apoio à Família (GAF) de Viana do Castelo.

É já perto de meio milhar o número de inscrições para a Caminhada das Mulheres que se realiza, esta noite, em Viana do Castelo. Trata-se de uma iniciativa solidária organizada pela atleta vianense Manuela Machada e que pretende, através da actividade, angariar fundos de apoio à construção da Casa de Abrigo do Gabinete de Apoio à Família (GAF) de Viana do Castelo. De acordo com Isabel Fernandes, do GAF, está prevista a participação de mulheres de diversas idades que, com um valor de dois euros, estão a contribuir para a construção da Casa Abrigo.
Recorde-se que a construção de uma segunda Casa Abrigo para vítimas de violência doméstica é já uma pretensão antiga do GAF de Viana do Castelo. A ideia é criar um novo espaço, no qual mulheres e filhos possam usufruir de segurança, conforto e alguma privacidade. A maior parte destas vítimas são orindas de outras localidades do país que, por intermédio desta casa, procuram construir uma nova vida, num espaço diferente. O tempo de permanência previsto na Casa Abrigo é de seis meses.
Actualmente, o Gabinete de Apoio à Família tem uma Casa Abrigo, com capacidade para 15 pessoas, mas este espaço é já insuficiente. Isabel Fernandes refere que tem existido a necessiade de prolongar o tempo de permanência de algumas famílias na casa, devido à conjuntura económica que Portugal vive e que também acaba por afectar estas pessoas, retardando a obtenção de trabalho e inserção social.
São cada vez mais os pedidos de apoio que surgem ao GAF vianense, situação que motivou a intenção do Gabinete de Apoio à Família em construir uma nova casa abrigo. E é para apoiar este projecto que, esta noite, se realiza a Caminhada Solidária das Mulheres. A partida está agendada na Alameda 5 de Outubro, frente à Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, com início às 21h00. Para já, estão inscritas 500 mulheres, mas de acordo com a organização o número poderá aumentar até ao dia da corrida.

Últimas