PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Maioria passa nas SCUT sem identificador

5 Novembro, 2010 - 07:52

167

0

Até à última quarta-feira, foram vendidos e entregues 76 mil chips e concedidas mais de 32 mil isenções, na Via Verde e nos CTT . Mas é muito superior o número dos que optaram por passar sem dispositivo.

Até à última quarta-feira, foram vendidos e entregues 76 mil chips e concedidas mais de 32 mil isenções, na Via Verde e nos CTT . Mas é muito superior o número dos que optaram por passar sem dispositivo: desde 15 de Outubro foram feitos 230 138 pós-pagamentos.

Apesar do número expressivo de automobilistas que optaram pelo pós-pagamento, a venda dos Dispositivos Electrónicos de Matrícula (DEM), ou chips, continua em alta, desde logo por serem obrigatórios para quem queira beneficiar das isenções.

As ex-SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata começaram a ser portajadas no último dia 15 e, além de ainda existirem muitas dúvidas e queixas por parte de portugueses e estrangeiros (ver caixa) quanto ao sistema de pagamento implementado, a verdade é que prossegue a corrida aos DEM, ainda que se possa viajar nas SCUT sem ele e pagar depois.
Na Via Verde, até à última quarta-feira, foram vendidos 70 395 dispositivos, e estão ainda pendentes 12 600 para entrega.

Nos balcões dos Correios, onde também se podem adquirir os DEM (embora estes para já só possam ser utilizados nas três SCUT), foram já entregues 5943 dispositivos, mas estão 10 149 vendidos virtualmente. Somando os 70 395 da Via Verde com os 5943 dos CTT chega-se ao total dos 76 mil já entregues.

Fonte da Via Verde adiantou ao JN que, "actualmente, entre o pedido on-line e a entrega do dispositivo decorrem entre nove a dez dias".

Tendo o chip, os automobilistas podem pedir a isenção e descontos, caso residam ou tenham sede de empresa a 10 quilómetros da área de influência das SCUT. Assim, na Via Verde foram validados 18 782 pedidos, e há 79 046 pendentes (os condutores têm 60 dias para apresentar justificação presencial ou por correio com cópias autenticadas dos documentos do carro).

Nos CTT foram 13 801. No total (Via Verde e CTT), já foram validados 32 583 pedidos de isenção.

Quanto aos dispositivos para estrangeiros, os CTT já alugaram, até ontem, 761 unidades.

Na Via Verde, uma vez que o uso do chip implica ter uma conta bancária associada ao cartão multibanco, a empresa encontrou uma solução para os camiões estrangeiros: basta que o DEM "fique associado ao cartão de frota, o cartão utilizado para os veículos pesados, que permite fazer diversos pagamentos em qualquer país", disse ao JN fonte da empresa.

FONTE: JN

Últimas