PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Livro “Republicanas Quase Desconhecidas” apresentado sábado

13 Março, 2012 - 09:33

220

0

A publicação fala de D. Elzira Dantas Machado, filha do Conselheiro Miguel Dantas, unida em matrimónio com o estadista Bernardino Machado, duas vezes Presidente da República, de suas filhas republicanas que também circularam por Paredes de Coura, e sobretudo de Licínia Dantas Lemos, prima de Elzira e esposa de Júlio de Lemos, que participou ativamente na proclamação da República.

O Arquivo Municipal de Paredes de Coura promove, no próximo sábado, a sessão de lançamento do livro “Republicanas Quase Desconhecidas”, da autoria de Fina d’Armada.

A apresentação da obra, editada pela “Temas e Debates”, no final de 2011, e que revela a história de republicanas oriundas de 33 concelhos do país, ficará a cargo da doutoranda da Universidade do Minho, Aurora Botão Rego.

Seguidamente, a autora proferirá uma conferência intitulada “Mulheres Republicanas e Paredes de Coura”, em que ressaltará o papel desempenhado por duas mulheres ligadas ao concelho courense, em prol da implantação e consolidação do novo sistema político, como assim dá conta a responsável pelo arquivo, Fátima Cabodeira.

O objetivo desta iniciativa insere-se na aposta que o Arquivo Municipal de Paredes de Coura tem feito nos últimos anos, numa dinamização cultura que promova a interação com a comunidade.

O fato de o livro “Republicanas Quase Desconhecidas”, da autoria de Fina d’Armada, ser apresentado em Paredes de Coura não surge por acaso. A publicação fala de D. Elzira Dantas Machado, filha do Conselheiro Miguel Dantas, unida em matrimónio com o estadista Bernardino Machado, duas vezes Presidente da República, de suas filhas republicanas que também circularam por Paredes de Coura, e sobretudo de Licínia Dantas Lemos, prima de Elzira e esposa de Júlio de Lemos, que participou ativamente na proclamação da República.

Natural de Riba de Âncora, concelho de Caminha, mestre em Estudos sobre as Mulheres, Fina d’Armada tem focado a sua investigação científica na história dos descobrimentos, história local e fenomenologia. ”Mulheres Navegantes no Tempo de Vasco da Gama”, da editora Ésquilo (2006), é um título paradigmático por entre a bibliografia publicada, galardoado com o prémio “Mulher Investigação Carolina Michaelis de Vasconcelos 2005”.

Para além de historiadora, Fina d’Armada é ainda cronista, com vastíssimos artigos publicados na imprensa portuguesa, e poetisa

A apresentação deste livro decorre sábado, pelas 15 horas e 30 minutos, na sala de leitura do Arquivo Municipal de Paredes de Coura.

Últimas