PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Livro dedicado a José Emílio chama-se “Monção entre muralhas (…)”

1 Abril, 2014 - 07:20

464

0

Obra vai ser apresentada no próximo dia 25 de Abril

O livro dedicado a José Emílio Moreira vai chamar-se “Monção entre muralhas, com tantas portas quantos os sentidos”. O anúncio foi feito pela Casa Museu de Monção. A obra vai ser apresentada no próximo dia 25 de Abril, pelas 15h30, nas instalações daquele espaço.
Recorde-se que a Rádio Vale do Minho tinha já avançado na passada sexta-feira que José Emílio Moreira, antigo autarca de Monção, voltará a ser homenageado no próximo dia 25 de Abril. A revelação foi feita à Vale do Minho pelo presidente da Câmara monçanense, Augusto Domingues. “O programa vai ser feito em parceria com a Casa Museu de Monção da Universidade do Minho. Vai ser feita a apresentação de um livro sobre Monção e o Dr.José Emílio vai ser novamente homenageado nesse livro. Ao falar sobre Monção, a obra falará também sobre a acção deste antigo presidente. Pediram-me para fazer o prefácio e eu lá estarei nesse dia”, disse Augusto Domingues à Vale do Minho.
Trata-se de uma volumosa publicação com 630 páginas, que conta com a participação de 39 colaborações, resultando em 34 artigos e nove testemunhos pessoais. Os artigos tratam as mais diversificadas temáticas envolvendo temas de História política, económica, social e religiosa, para além de outras temáticas que envolvem a Fronteira e especificidades monçanenses, como a Coca de Monção.
Refere a autarquia que a Casa Museu de Monção da Universidade do Minho decidiu dedicar esta obra a José Emílio Moreira, em reconhecimento e homenagem pelo perfil cultural da sua intervenção enquanto autarca. A publicação tem artigos de: Acílio Rocha, Artur Anselmo, Henrique Barreto Nunes, Ramon Villares, Albertino Gonçalves, António Matos Reis, José António Barreto Nunes, Alexandra Esteves, Marta Lobo de Araújo, Elisa Lessa, José Marques, Gonçalo Maia Marques, Ernesto Português, Elsa Pacheco, José Viriato Capela, Henrique Matos, Dionísio Pereira e Lourenzo Fernández Prieto, Henrique Rodrigues, Clodio González Pérez, João Viriato Nunes, Paula Godinho, José Machado, Fernando Prego, Maria Manuela Martins, Francisco Sande Lemos e Isabel Silva, Sandra Castro, Norberto Cunha, António Cândido de Oliveira, Augusto Domingues, Agostinho Afonso Caldas, Carlos Vaz, António Afonso Eça, José Luís Dias, Manuel Amoedo Afonso, Rómulo Sousa e os artistas plásticos Puskas e Ricardo de Campos.
A Casa Museu de Monção é uma Unidade Cultural da Universidade do Minho, sedeada na vila de Monção, desde 2002, fruto do Legado da Senhora Maria Teresa Salgueiro. Ao longo destes anos, esta Unidade Cultural da UMinho recebeu os maiores apoios e estímulos por parte de José Emílio Moreira, que esteve presente em praticamente todas as iniciativas realizadas neste espaço, para além das atividades conjuntas que se realizaram com o município.

Últimas