PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

Lítio: Ministro do Ambiente vai receber 1.000 (mil) postais esta quarta-feira

29 Dezembro, 2021 - 10:24

298

0

Ambiente.

O Ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, vai receber esta quarta feira cerca de 1.000 (mil) postais recolhidos nos distritos de Viana do Castelo, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Vila Real e Viseu. Todos com a particularidade de se manifestarem contra a prospeção e exploração de lítio nestes territórios.

 

A iniciativa está a ser promovida pelo Partido Ecologista Os Verdes (PEV), que vai enviar uma delegação para realizar esta entrega, que pretende também assinalar “os 1.000 dias da assinatura do contrato de exploração de lítio e minerais associados em Montalegre”.

 

 

Exemplar de um dos postais (frente e verso) que o Ministro do Ambiente vai receber esta quarta-feira
[créditos: PEV]

 

 

“A exploração de lítio a avançar terá impactos muito significativos na qualidade de vida e saúde das populações, com a contaminação dos solos e culturas agrícolas, com a devastação das florestas e na alteração e  destruição da paisagem, contaminação dos rios, nascentes, poços e aquíferos subterrâneos, no equilíbrio dos ecossistemas e na redução da biodiversidade”, considera o PEV em comunicado enviado à Rádio Vale do Minho.

 

O Governo pretende lançar um concurso para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio em oito áreas do Centro e Norte do país, a  juntar àquelas onde já foram celebrados contratos de exploração, como é o caso de Montalegre, do Barroso e da Argemela.

 

A entrega dos postais está prevista para as 12h00.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Dinheiro Vivo]

Últimas