PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção/Melgaço

Lisboa: Alvarinho Wine Fest começa esta sexta-feira

3 Junho, 2016 - 08:45

267

0

Evento vai realizar-se no Pátio da Galé. Entradas serão gratuitas.

Arranca esta sexta-feira, em Lisboa, a II edição do Alvarinho Wine Fest. Pelo segundo ano consecutivo, os produtores da Sub-Região de Monção e Melgaço marcam presença no certame. Promovido pela Cofina Eventos em parceria com os dois municípios, o evento conta com cerca de 30 produtores de vinho Alvarinho dos dois concelhos e vários produtos típicos da região, estando previstas provas comentadas, sessões de showcooking, workshops, harmonizações e momentos de animação. Uma das principais novidades, recorde-se, é a ‘mudança de casa’ do certame. Este ano vai ter lugar no Patio da Galé, em pleno Terreiro do Paço. “É o coração lisboeta. Lisboa é o maior mercado. É a zona do país com mais habitantes, com mais restaurantes e com gente ligada ao vinho. Espero que nos visitem para depois levar a mensagem de que o Alvarinho é um vinho de excelência”, disse o presidente da Câmara de Monção, Augusto Domingues.
Mas as novidades não se ficam por aqui. As entradas vão ser gratuitas. “Tal como na Festa do Alvarinho, as pessoas vão ter apenas de adquirir o copo à entrada e depois poderão circular à vontade. Não haverá entrada paga no Alvarinho Wine Fest deste ano”, explicou à Rádio Vale do Minho o autarca de Melgaço, Manoel Batista.
De aperfeiçoamento em aperfeiçoamento, o presidente da Câmara de Melgaço adiantou também à Rádio Vale do Minho que “haverá uma aposta grande na música popular. Haverá também outra aposta forte no que diz respeito à degustação de produtos locais. Este ano vamos ter vários produtores de fumeiro, queijo e de outros produtos locais no sentido de fazermos esta ligação perfeita entre o Alvarinho e os nossos produtos”. Referência para as sessões de showcooking do Restaurante Solar dos Presuntos, no sábado, pelas 19h00, e do Chef Rui Ribeiro, natural de Monção, no domingo, pelas 16h00.
Fernando Melo, crítico de vinhos e gastronomia, será o anfitrião das conversas e mesas redondas em torno do vinho Alvarinho, partilhando a paixão pelos aromas e sabores da Sub-Região de Monção e Melgaço e o vasto conhecimento da identidade e potencial do Alvarinho, junto de empresários, produtores, enólogos e chefes de cozinha.
As boas novidades chegam também aos números. De acordo com Manoel Batista, o certame vai sair ainda mais barato do que o ano passado aos dois municípios envolvidos. Cada uma das autarquias – Monção e Melgaço – vai contribuir com 65 mil euros (menos cinco mil euros do que em 2015). O custo total do evento não deverá fugir aos 400 mil euros da edição do ano passado. A abertura de portas está prevista para as 17h00.

Últimas