PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Leite: Aumento dos custos de produção leva explorações a fechar portas

20 Julho, 2012 - 15:22

153

0

Manuel Meneses, da Associação Vessadas, considera que o “desinteresse” também se faz sentir devido ao aumento dos custos de produção e menores margens de lucro. O responsável fala, por isso, num “empobrecimento generalizado do setor”.

Nos últimos “três, quatros anos” cerca de metade das explorações de leite que existiam no concelho de Paredes de Coura já fecharam as suas portas. Atualmente, o concelho tem apenas cinco explorações, muito por causa do envelhecimento dos produtores, mas não só.

Manuel Meneses, da Associação Vessadas – Associação para o Desenvolvimento Agrícola e Rural das Terras de Coura, considera que o “desinteresse” também se faz sentir devido ao aumento dos custos de produção e menores margens de lucro. O responsável fala, por isso, num “empobrecimento generalizado do setor”.

Portugal tem perdido cerca de “mil produtores de leite por ano”, segundo José Oliveira, presidente da Leicar – Associação Portuguesa de Produtores de Leite e Carne de Entre Douro e Minho, muito em parte devido “aos custos de produção serem cada vez mais elevados”.

Um cenário que também atinge o Vale do Minho, nomeadamente o concelho que possui mais explorações (cinco) e mais quantidade. Atualmente, Paredes de Coura é responsável por 50 por cento da produção de leite, no Vale do Minho.

Manuel Meneses mostra-se, no entanto, pessimista quanto ao futuro do setor na região. Se os custos de produção continuarem a aumentar (ao nível do gasóleo e rações), algumas das restantes explorações podem encerrar. Para Manuel Meneses é necessário “medidas urgentes” por parte da Autoridade da Concorrência para “regular preços mínimos ao consumidor”.

De acordo com o responsável da Leicar, o norte de Portugal representa “55 por cento da produção de leite”. Defende, por isso, que são necessárias “medidas urgentes” que favoreçam o setor.

Refira-se que no Vale do Minho, Paredes de Coura é o concelho que contabiliza mais explorações (cinco), existindo também produção em Vila Nova de Cerveira, Caminha e Valença, ainda que em menor escala.

Últimas