PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Legislativas

Legislativas: RTP e CNN colocam Costa e Rio mais próximos – Chega dá ‘trambolhão’ [veja os gráficos]

27 Janeiro, 2022 - 20:48

841

1

Eleições Legislativas.

RTP e CNN Portugal mostram António Costa à frente nas intenções de voto dos portugueses. No entanto, a distância do líder do PS para o candidato do PSD encurtou em ambas.

 

O PS mantém a preferência dos portugueses para as legislativas deste domingo com 36% das intenções de voto, apesar da queda de um ponto percentual em relação à semana anterior, com o PSD estacionado nos 33%.

 

A sondagem desta quinta-feira do Centro de Estudos de Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público revela ainda que a esquerda garante uma maioria parlamentar de 49% face aos estimados 47% da direita, onde a IL assume o papel de potencial terceira força política.

 

 

Na sondagem da Univ. Católica para a RTP, Costa lidera com 36%
[Fonte: RTP]

 

 

Entretanto, o Chega, que há uma semana se apresentava como potencial terceira força política, arrisca agora cair várias posições, apesar de manter a mesma intenção de voto de 6%.

 

O novo cenário deve-se muito ao ganho da IL, que subiu um ponto percentual dos anteriores 5% para os actuais 6%, surgindo agora a seguir aos dois maiores partidos, uma perspectiva que fica mais clara na potencial distribuição de deputados (antes 4-6 e agora 5-10).

 

O mesmo se verifica com o BE, que também sobe um ponto dos 5% para os 6%, com uma estimativa de construir um grupo parlamentar de 6 a 13 deputados, quando antes garantia entre 5 e 8 parlamentares (o que era uma ameaça de perda de mais de metade dos deputados da anterior legislatura – 19).

 

Sem variações, a sondagem revela que a CDU continua a garantir 5% das intenções de voto, o mesmo sucedendo com CDS-PP, Livre e PAN com 2%.

 

 

 

Chega a cair também na CNN

Na sondagem diária da Pitagórica para a CNN Portugal, o PSD encurtou a distância para o PS em 0,3 pontos percentuais.

 

Os socialistas estão nos 36,7%, os sociais-democratas 5,4 pontos percentuais atrás, nos 31,3. Há uma semana que os dois partidos estão em empate técnico nesta sondagem diária, mas entretanto o PSD já esteve à frente do PS e entretanto o partido de António Costa conseguiu voltar a dar a volta e segurar o primeiro lugar.

 

 

Na sondagem diária da Pitagórica para a CNN, costa lidera com 36,7%
[Fonte: Pitagórica/Via CNN Portugal]

 

 

Pela primeira vez nesta sondagem diária, a terceira posição não é ocupada pelo Chega nem partilhada pelo partido de extrema-direita. O Bloco de Esquerda, apesar de ter perdido algumas décimas na pontuação em relação ao dia anterior, é a terceira força política com 6,1%.

 

Logo atrás está a CDU, com 5,7%, sendo a protagonista da maior subida diária deste inquérito com uma valorização de 1,5 pontos percentuais. Ainda é cedo para perceber se esta variação resulta do regressso nesta quarta-feira de Jerónimo de Sousa à campanha, uma vez que apenas um quarto da amostra desta tracking poll é renovada diariamente.

 

O Chega fica atrás do Bloco e da CDU com 5,1%, tendo descido 1,6 pontos percentuais, a maior descida em relação ao dia anterior.A Iniciativa Liberal subiu 0,5 pontos percentuais, está agora nos 4,3%, e o CDS consegue, pelo segundo dia consecutivo, um novo recorde de votação desde o início desta sondagem diária. Situa-se nos 2,1%.

 

O Livre sobe dois pontos percentuais e consegue também uma nova marca para o partido de Rui Tavares, 1,8%. O PAN mantém-se longe do seu melhor resultado, atingido há uma semana, e mantém-se com 1% das intenções de voto.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Euronews]

Últimas