PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Legislativas

Legislativas: PS vence no país e no distrito – Advogado apresenta queixa-crime contra deputado do PSD

7 Outubro, 2019 - 06:06

383

0

PUB O PS venceu as eleições legislativas deste domingo com 36,65% dos votos e 106 deputados eleitos. O PSD foi o segundo partido mais votado, com 27,90% dos votos e 77 […]

PUB

O PS venceu as eleições legislativas deste domingo com 36,65% dos votos e 106 deputados eleitos. O PSD foi o segundo partido mais votado, com 27,90% dos votos e 77 deputados. Elegeram ainda deputados para a Assembleia da República BE (9,67% dos votos e 19 deputados); CDU (6,46% e 12 deputados); CDS-PP (4,25% e 5 deputados); PAN (3,28% e 4 deputados); Chega (1,30% e 1 deputado); Iniciativa Liberal (1,29% e 1 deputado) e Livre (1,09% e 1 deputado). A taxa de abstenção situou-se nos 45%.

 

Advogado denuncia falsas presenças de Eduardo Teixeira

 

Logo ao princípio da noite, à hora do fecho das urnas em Portugal continental, um advogado de Monção anunciou nas redes sociais ter apresentado uma queixa-crime contra Eduardo Teixeira [foto superior, à direita], deputado do PSD eleito este domingo pelo círculo de Viana do Castelo, por alegadas falsas presenças durante o seu primeiro mandato na Assembleia da República, entre 2011 e 2015.

“O referido individuo conseguiu estar presente, em simultâneo, nas reuniões do órgão câmara municipal, no passeio das mordomas, em Viana do Castelo e no Palácio de S Bento em Lisboa. Tal facto, que consta de documentos públicos autênticos, poderá ser indiciador da prática de um crime continuado, ou vários crimes de falsificação de documentos ou falsidade informática”, escreveu Jorge Nande. Contactado sobre esta matéria, Eduardo Teixeira disse desconhecer qualquer queixa-crime com esse teor.

Na queixa-crime, Jorge Nande incluiu um link do parlamento como “prova” das presenças de Eduardo Teixeira no plenário e atas da Câmara de Viana do Castelo, que “atestam” a participação nas reuniões de câmara.

Recorde-se que no passado mês de julho, Emília Cerqueira – deputada do PSD reeleita este domingo por Viana do Castelo, foi constituída arguida no caso das presenças-fantasma na Assembleia da República.

 

PS vence no Alto Minho mas elege mesmo número de deputados que o PSD

 

O PS levou também a melhor no Alto Minho. Tanto socialistas como sociais-democratas elegem três deputados, mas o PS venceu com 34,77% dos votos. O PSD alcançou 33,80%.

As vitórias mais expressivas dos socialistas aconteceram em Paredes de Coura, com 49,18% dos votos e em Melgaço, com 46,57%.  “A grande vitória alcançada pelo PS em Paredes de Coura mostra que o nosso concelho, nos últimos 4 anos, está grato pelo trabalho do nosso governo e do nosso conterrâneo e amigo Tiago Brandão Rodrigues”, disse o presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, também presidente da Comissão Política Concelhia.

O autarca socialista referiu ainda que “este resultado representa também em parte uma apreciação muito positiva do trabalho autárquico que estamos a fazer”. Para Vítor Paulo Pereira, esta vitória do PS “trata-se de um manifesto de gratidão do povo de Paredes de Coura ao nosso Governo, pelo que tem feito pela nossa terra e pelo país”.

Apesar da derrota no distrito de Viana do Castelo, o PSD obteve no Vale do Minho vitórias esperadas em Valença e em Monção.

Com este resultado no Círculo Eleitoral de Viana do Castelo, o PS elege Tiago Brandão Rodrigues, Marina Gonçalves e Anabela Rodrigues. Já o PSD elege Jorge Mendes, Emília Cerqueira e Eduardo Teixeira.

As próximas eleições legislativas estão previstas para 2023.

 

PUB

Últimas