PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Legislativas

Legislativas: PS quer cooperação transfronteiriça “entre pessoas, empresas e instituições”

19 Janeiro, 2022 - 13:24

626

0

Próximas eleições legislativas realizam-se no dia 30 de janeiro.

O PS defende a necessidade de apoiar mais as iniciativas de cooperação entre as pessoas e as instituições dos dois lados da fronteira entre Portugal e Espanha.

 

À margem de uma ação de campanha no interior da Fortaleza de Valença, o cabeça de lista do Partido Socialista em Viana do Castelo sublinhou que “quem nasceu e cresceu ao lado do rio Minho, sabe bem da importância que as relações de fronteira tiveram no passado e presente da nossa comunidade”.

 

“O desafio, agora, é cuidar do futuro de uma região que abrange 6,3 milhões de cidadãos entre a Galiza e o Norte de Portugal e 370 mil pessoas só no vale do Minho. Para isso, é necessário valorizar o património, as línguas que nos permitem ter um enetendimento comum, a cultura e as tradições que partilhamos mas, sobretudo, potenciar a economia de fronteira”, realçou Tiago Brandão Rodrigues.

 

Para o líder socialista, não basta reafirmar as relações de amizade e de irmandade entre a Galiza e o Alto Minho, é preciso avançar com projetos concretos que ajudem as pessoas, as empresas e o comércio em particular, propondo “a criação de um SIMPLEX Transfronteiriço que permita efetivar o estatuto do trabalhador transfronteiriço discutido nas duas últimas cimeiras luso-espanholas, mas também a implementação do 112 transfronteiriço, a criação do documento único para a circulação de menores e o lançamento de programas específicos de apoio ao comércio”.

 

Na volta que deu no centro histórico de Valença acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, pela deputada valenciana Anabela Rodrigues e por outros elementos da lista que lidera, Tiago Brandão Rodrigues foi recebido com carinho mas também com pedidos de apoio para superar o período pandémico. “As pessoas que vivem na fronteira, e os comerciantes em especial, têm passado momentos muito difíceis que queremos ajudar a superar.

 

Nas conversas que têm comigo reconhecem o trabalho do Governo nas grandes obras como a modernização da Linha do Minho e a aposta no comboio de alta velocidade que ligará o Porto a Vigo com passagem por Valença, mas o que me pedem mais são ações que, embora mais pequenas, possam ter um efeito imediato.

 

“Esta proposta de simplificação de documentos e de processos entre quem vive e trabalha entre os dois países é fundamental para podermos cimentar um conjunto de relações que trarão sempre mais economia e mais riqueza ao Alto Minho” rematou Tiago Brandão Rodrigues.

 

 

 

“Um Turismo sustentável”

Outra das bandeiras dos candidatos socialistas é um “turismo sustentável”.

 

“É extraordinário como os números do Turismo vinham crescendo no Alto Minho antes na pandemia e de como se tem vindo a diversificar a oferta. As pessoas não procuram só os grandes centros urbanos, as praias ou os sabores irresistíveis da nossa gastronomia. As pessoas procuram tudo isso e a paisagem, o descanso do contexto rural, o património recuperado, a curiosidade associada aos mitos e tradições e a diversidade de ofertas que os nossos empresários vêm criando”, disse Tiago Brandão Rodrigues recentemente em Monção.

 

Para o líder da equipa socialista, “é necessário não perder mais tempo do que o necessário com esta crise política que o PS não quis e o país não compreendeu. Temos que pôr todos os atores da indústria do Turismo a trabalhar em conjunto, na certeza de que a valorização de um concelho ou de uma região corresponde à potenciação de todo um país. Temos de avançar e temos de o fazer num contexto de estabilidade para não pormos as empresas em constante sobressalto”, vincou o cabeça de lista.

 

 

[Fotografia: PS Alto Minho]

Últimas