PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Legislativas
Melgaço

Legislativas/Melgaço: PS considera “fundamental” requalificação da EN 101 e EN 202

27 Setembro, 2019 - 09:01

428

0

PUB A requalificação da EN 101 e EN 202 que ligam Melgaço, Monção e Valença está entre as prioridades no programa eleitoral dos candidatos do PS às próximas legislativas. A comitiva liderada […]

PUB

A requalificação da EN 101 e EN 202 que ligam Melgaço, Monção e Valença está entre as prioridades no programa eleitoral dos candidatos do PS às próximas legislativas. A comitiva liderada por Tiago Brandão Rodrigues esteve esta quinta-feira em Melgaço onde, na sede local do partido, tomou conhecimento de uma proposta de beneficiação e requalificação daquelas duas artérias.

O estudo, ainda não terminado, é uma iniciativa dos Municípios de Melgaço e de Monção com a colaboração de António Cruz, antigo representante da Estradas de Portugal em Viana do Castelo.

Neste estudo constam já um conjunto de ideias e de propostas de melhoria para estas estradas. Entre elas uma melhoria do piso rodoviário, mais segurança e a criação de uma faixa para trânsito mais lento.

 

Manoel Batista: “Estas estradas já não respondem às necessidades do ponto de vista da deslocação de pessoas e mercadorias.”

 

“Não é um estudo acabado mas já temos um conjunto de indicadores que queremos consolidar para depois conversarmos com a Infraestruturas de Portugal (IP) de forma séria e serena para que esta intervenção seja pensada, seja acautelada, tenha financiamento e possa ser colocada no terreno”, explicou aos jornalistas o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista (PS).

O edil melgacense apontou ainda o crescimento das economias mostrado pelos territórios abrangidos por estas artérias nos últimos anos. “Estão a desenvolver-se e estas estradas já não respondem às necessidades do ponto de vista da deslocação de pessoas e mercadorias. E acreditamos que num futuro muito breve responderão menos ainda”, avisou Batista.

Congratulando-se com a sensibilidade do partido a esta situação, Manoel Batista esclareceu ainda que as ideias da IP tanto para a EN 101 como para a EN 202 nunca foram apresentadas aos respetivos Municípios. “Supostamente há uma ideia mas não sabemos que ideia é. O que nós queremos é conversar com a IP e, com estes dados, percebermos o que têm e o que podemos acrescentar àquilo que eles têm. Tudo no sentido de melhorar mais a proposta de intervenção”, concluiu.

 

Tiago B. Rodrigues: “Há um ativo muito importante que são as pessoas desta terra.”

 

Aos jornalistas, o cabeça de lista do PS, Tiago Brandão Rodrigues, começou desde logo por dizer que “o PS é quem tem feito todo este esforço”. E foi mais além. “Existe a sensibilidade relativamente à melhoria das acessibilidades. A segurança rodoviária é importante. A coesão social e a coesão territorial são muito importantes”, sublinhou o candidato socialista.

Solidário com as populações de Melgaço e de Monção, o cientista natural de Paredes de Coura considera necessário “criar condições para que mais empresas se instalem aqui, para que exista mais emprego, mais educação e mais saúde”.

Reafirmando a certeza de que o PS Alto Minho vai bater-se na Assembleia da República pela requalificação destas duas vias, Tiago Brandão Rodrigues vê este troço como “absolutamente fundamental para aumentar a competitividade”. “Há um ativo muito importante que são as pessoas desta terra. São elas que fazem funcionar o fantástico vinho Alvarinho e são elas que fazem o turismo funcionar”.

 

Veja a galeria de fotos da passagem por Melgaço dos candidatos do PS por Viana do Castelo

 

PUB