PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Legislativas

Legislativas: Alto Minho arrisca perder um deputado na Assembleia da República

27 Janeiro, 2022 - 08:18

849

0

Perda demográfica.

Jorge Mendes, cabeça de lista do PSD pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo às legislativas do próximo domingo, mostra-se muito preocupado com a diminuição demográfica que está a acontecer no distrito.

 

Os resultados provisórios do Censos 2021 não trouxeram boas novidades em termos de população para o distrito. Todos os Municípios perderam. Uns mais que outros.

 

Em entrevista à Rádio Vale do Minho, Jorge Mendes avisa que – se a situação continuar – o distrito pode mesmo vir a perder um deputado na Assembleia da República (AR).

 

“Passamos de cerca de 250 mil habitantes para pouco mais de 230 mil habitantes no distrito. Estamos em risco, creio que por 200 habitantes, de perder um deputado”, avisa o candidato. “Passaremos de seis para passar a eleger apenas cinco deputados”.

 

O cenário, lamentou o candidato social-democrata, tem vindo a acontecer noutros distritos há alguns anos. Sobretudo no interior. Mas o número de deputados na AR mantém-se o mesmo. “Pois, porque aumentam os de Lisboa e os do Porto. Neste momento, Lisboa tem quase tantos deputados como todos os distritos do interior”, realçou.

 

 

 

 

Entre 2011 e 2021 Portugal perdeu 2% de população e existem agora 10.347.892 residentes em Portugal, de acordo com os resultados dos Censos 2021 do Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

O decréscimo populacional registado na última década resultou do saldo natural negativo (menos 250.066 pessoas), sendo que o saldo migratório ocorrido, apesar de positivo, não foi suficiente para inverter a quebra populacional, explica o INE.

 

As únicas regiões que registaram crescimento foram o Algarve (3,7%) e a Área Metropolitana de Lisboa (1,7%).

 

O cabeça de lista do PSD é esta quinta-feira o entrevistado da Rádio Vale do Minho no Especial Legislativas 2022. Importa referir que, como critério, a Rádio Vale do Minho optou este ano por entrevistar unicamente os partidos do Alto Minho com assento parlamentar.

 

As entrevistas serão emitidas por ordem crescente do resultado dos partidos no distrito de Viana do Castelo, nas eleições legislativas de 2019.

 

A entrevista com Jorge Mendes vai para o ar às 12h00, com repetição às 18h00. Ficará também disponível no site da Rádio Vale do Minho, logo após a primeira emissão.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas