PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

JSD quer mais jovens sensibilizados para o voluntariado nos bombeiros

14 Fevereiro, 2011 - 15:02

163

0

A Comissão Política Distrital da JSD Alto Minho reuniu, na semana passada,com o Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros Voluntários, Brandão Coelho, com o objectivo de analisar a falta de interesse da camada jovem pelas causas humanitárias, concretamente o voluntariado nas corporações.

A Comissão Política Distrital da JSD Alto Minho reuniu, na semana passada,com o Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros Voluntários, Brandão Coelho, com o objectivo de analisar a falta de interesse da camada jovem pelas causas humanitárias, concretamente o voluntariado nas corporações. O encontro, que teve lugar no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Valença, visou ainda aprofundar o conhecimento da realidade dos Corpos de Bombeiros e Associações Humanitárias do Distrito.
Duarte martins sublinha que há existe um "grave" problema burocrático que tem afastado os jovens dos bombeiros.

O presidente da JSD do Alto Minhos mostra-se convicto de que o caminho a seguir é o da sensibilização dos mais jovens para a causa do voluntariado, através de algumas alterações legislativas, como é o caso da redução das 290 horas de trabalho presencial na corporação, exigindo as 70 horas de formação. Por isso, Duarte Martins frisa a necessidade de abrir as Corporações e Associações à Sociedade Civil para que a população conheça a evolução que resulta no Bombeiro actual, "cada vez mais um Técnico Especializado, bem formado e preparado".

Depois deste encontro, a JSD do Alto Minho vai avançar com algumas acções de divulgação e sensibilização dos jovens para o voluntariado, dando a conhecer a "verdadeira essência do ser bombeiro". Duarte Martins acrescenta que vai ser elaborado um conjunto de propostas para serem apresentadas ao Governador Civil de Viana do Castelo, Pita Guerreiro, através de uma audição.

Últimas