PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Jovens querem incentivar mulheres a ocupar cargos políticos e homens em participar mais nas tarefas domésticas

29 Setembro, 2011 - 12:16

139

0

A Associação Juvenil de Deão, em Viana do Castelo, está a desenvolver um projecto nas freguesias rurais do concelho, em prol da igualdade de género. A iniciativa quer motivar a sociedade para a maior participação das mulheres na esfera pública e o maior envolvimento dos homens na esfera privada, no âmbito das tarefas domésticas.

A Associação Juvenil de Deão, em Viana do Castelo, está a desenvolver um projecto nas freguesias rurais do concelho, em prol da igualdade de género. A iniciativa quer motivar a sociedade para a maior participação das mulheres na esfera pública e o maior envolvimento dos homens na esfera privada, no âmbito das tarefas domésticas. A ideia é estimular os mais velhos a contrariar o estereótipo e perceber se os jovens são, também, influenciados por eles. De acordo com a técnica responsável pelo projecto, Sara Freire, o projecto pretende trabalhar com as associações das freguesias rurais de Viana do Castelo. Serão desenvolvidas acções de discussão, oficinas de poder, serões e workshops participativos.
O projecto, a começar em Outubro, pretende colmatar problemas de exclusão social, desigualdades e preconceitos em relação ao género, bem como a precariedade económicas nas mulheres. A ideia é, por isso, "sensibilizar e fornecer ferramentas" para que homens e mulheres participem e colaborem nas diferentes esferas, pública e privada. Sara Freire refere que "há falhas" na região, uma vez que as mulheres têm ainda uma fraca participação na esfera pública, nomeadamente em cargos políticos, devido às tarefas domésticas. No concelho há, segundo diz, apenas duas mulheres na presidência de juntas de freguesia.
O arranque do projecto está previsto para 23 de Outubro, através de uma caminhada e piquenique, sob o lema "Caminhos da Igualdade – Homens e Mulheres".
O projecto, desenvolvido pela Associação Juvenil de Deão, é resultado de uma candidatura ao Programa Operacional Potencial Humano e tem a duração de dois anos. O projecto é gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Últimas