PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Jovens portugueses e galegos revivem jogos tradicionais para evitar o desuso

20 Maio, 2013 - 10:18

439

0

A Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas ondas!, com o apoio da Câmara Municipal de Melgaço, estão a organizar para a próxima sexta-feira, 24 de Maio, o V Encontro Escolar de Jogos Tradicionais Galego-Portugueses.

Jogos de bilros, a chave, a rã, o truque, a billarda, os aros, as andas, as chapas, entre outros.

A Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas ondas!, com o apoio da Câmara Municipal de Melgaço, estão a organizar para a próxima sexta-feira, 24 de Maio, o V Encontro Escolar de Jogos Tradicionais Galego-Portugueses.

A jornada de jogos tradicionais permite que estudantes de centros educativos galegos e portugueses convivam num tempo de lazer e de jogo que permite recrear situações e vivências nas que eles mesmos são os protagonistas.

Os mesmos jogos são interpretados e explicados com a terminologia galega e portuguesa, comum na maior parte dos casos e diversa em função das diferentes variedades geográficas.

Está previsto que participam cerca de 400 jovens oriundos das duas beiras do Minho.

Lourdes Carita, responsável portuguesa pelo projeto, confirma que muitos destes jogos estão a cair em desuso, sendo necessário relembrar e transmitir às novas gerações a forma como antes se jogava, assim como todo o saber que está associado a esta atividade.

Para além de realçar que, por vezes, com a morte dos mais velhos, também desaparece parte desta cultura, as circunstâncias da vida atual, nomeadamente as novas tecnologias, estão a provocar um esquecimento de muitas tradições.

Nesta V edição o espaço elegido é o Centro de Estágios de Melgaço. O estádio de relvado natural e o campo de relvado artificial são os dois espaços onde se realizarão os jogos. A jornada completa-se com uma visita às instalações da área desportiva para as escolas e institutos interessados.

Prosseguindo na dinâmica de dar a conhecer o património cultural comum a galegos e portugueses e de realizar a necessária transmissão aos jovens no âmbito escolar, Ponte…nas ondas! tem organizado estas jornadas lúdicas que, nesta edição, coincidem na temática com a XIX jornada multimédia de comunicação interescolar Ponte…nas ondas! com o lema PONTE…A BRINCAR.

Últimas