José Manuel Carpinteira é o novo Diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça AECT Rio Minho.
O Conselho Coordenador deste Agrupamento reuniu-se para proceder à alternância dos cargos do Conselho Coordenador do agrupamento nos termos dos seus estatutos.
A renovação de cargos acontece a cada dois anos, sendo o Diretor e o Vice-diretor eleitos alternadamente pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e pelo Deputación Provincial de Pontevedra.
Nesta ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Vaz Carpinteira, assume o cargo de Diretor e, de igual modo, Roberto Álvarez Carrero, Alcalde do Concelho de A Guarda e Deputado provincial de Cooperación Transfronteiriza e Relacións Internacionais, ocupará o cargo de Vice-diretor.
Deste modo, José Manuel Vaz Carpinteira é agora o director do Conselho Coordenador e o actual Deputado provincial de Cooperação Transfronteiriça e Relações Institucionais e Presidente da Câmara de A Guarda, Roberto José Álvarez Carrero, o novo Vice-diretor.
Como vogais, a Alcaldesa do Concelho de Ponteareas, María Nava Castro Domínguez, e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Pedro Teixeira Ferreira da Silva.
Carpinteira assegurou que “o mandato como administrador do AECT Rio Minho que agora se inicia é uma honra e simultânea responsabilidade, tendo em vista o fortalecimento dos laços de amizade que unem os concelhos das duas margens do Rio Minho” .
O também Presidente da Câmara Municipal de Valença vaticinou que “será um período desafiante para aproveitar as oportunidades de financiamento do Interreg Espanha-Portugal, impulsionando projetos determinantes para a cooperação transfronteiriça e o desenvolvimento da nossa região”.
Além disso, o novo Diretor insistiu que “aqui comungamos, diariamente, dos valores da Europa nas relações socioeconómicas estabelecidas e o AECT Río Miño será sempre uma entidade na vanguarda da promoção de políticas de coesão territorial no âmbito transfronteiriço”.
O AECT Rio Minho foi consolidado em 2018, e abrange um total de 26 municípios; 10 deles no território português, pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, e 16 no território galego da província de Pontevedra, com ligação ao rio Minho.
A área de atuação abrange mais de três mil quilómetros quadrados de superfície e 375.995 habitantes.
O seu principal objetivo é “contribuir para o desenvolvimento e reforço da coesão económica e social do território que abrange”.
Comentários: 0
0
0